Plantão Policial

Prefeita de Sinop denuncia fake news sobre cápsulas vazias de medicamento para Covid-19

A prefeita de Sinop, na região norte do estado, Rosana Martinelli, procurou a Polícia Federal e a Polícia Civil nesta sexta-feira (31) para denunciar uma notícia falsa divulgada nas redes sociais de que o município e uma farmácia de manipulação estão entregando cápsulas de zinco vazias para pacientes em tratamento contra o novo coronavírus.

“É muito grave o que está acontecendo em Sinop, quando uma página faz um fake news, que é crime, atenta contra a idoneidade das pessoas, a honra e, principalmente, coloca em dúvida um trabalho sério, com recursos federais envolvidos", declarou.

Rosana disse que conversou com os delegados e que a Procuradoria Geral do Município vai protocolar formalmente uma queixa-crime contra fake news.

 

O vídeo mostra uma pessoa abrindo as cápsulas dizendo que o medicamento tinha sido distribuído pela prefeitura.

"Esse é o sulfato de zinco que a prefeitura de Sinop está distribuindo e dentro não tem nada. Todos as cápsulas estão vazias. Sem nada de medicação dentro. É isso que eles estão fazendo, roubando dinheiro dos outros, do governo. O governo está dando dinheiro para eles fazerem e eles fazem com nada dentro", diz.

Vídeo mostra pessoa abrindo cápsulas vazias — Foto: Reprodução

A prefeitura informou que essa é a segunda vez que é vítima de fake news durante o período de pandemia. Em abril, uma página do Facebook criou um boletim informativo epidemiológico da Covid-19 com dados falsos, o que gerou pânico na cidade.

“Em um momento tão sério, onde estamos trabalhando juntos contra a pandemia, pessoas tiram o seu tempo para colocar o nome e a credibilidade de empresários, duvidando das medicações. Isso não pode acontecer, as pessoas têm que ter responsabilidade do que falam e do que postam. É crime, e a Prefeitura está tomando as devidas providências”, afirmou a prefeita.

De acordo com o município, o protocolo de medicamentos que compõe o kit Covid foi elaborado pela Junta Médica da Secretaria Municipal de Saúde e é entregue aos pacientes, com prescrição médica.

O registro da ocorrência também será feito na Polícia Federal, uma vez que os recursos utilizados pelo município para a compra dos remédios são do governo federal.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em