"A missão do professor não é dar as respostas prontas. As respostas estão nos livros, estão na Internet. A missão do professor é provocar a inteligência, é provocar o espanto, é provocar a curiosidade, criar a alegria de pensar." (Rubem Alves)
A pandemia do COVID-19 mudou todos os planos e expectativas para o ano de 2020, impondo ao mundo uma série de desafios e alterações em nosso modus operandi, afetando direta ou indiretamente todas as áreas de atuação. Foi o momento do mundo inteiro se REINVENTAR, um desafio e tanto, mas que certamente promoveu muito crescimento e avanço em todas as partes do globo. Só não aproveitou a oportunidade quem não quis!
Eis o que ocorreu na área EDUCACIONAL: sim, a educação das crianças é ESSENCIAL e, portanto, NÃO, ela não pode parar! As tecnologias nunca foram tão valorizadas e exploradas, fazendo com que todas as instituições REPENSASSEM seu sistema presencial, possibilitando a continuidade das atividades pedagógicas ON-LINE e com isso fazendo história, uma mudança que certamente estará nos livros do futuro.
Pronto! A renovação na EDUCAÇÃO foi inevitável! O isolamento forçado levou à aproximação virtual, conectando todos através de telas, teclados, apps, Wi-fi’s, fones etc. etc. Todos do meio educacional têm seu mérito por encarar o desafio de dar continuidade às atividades pedagógicas por meio das câmeras. Mas teria sido isso o suficiente? Para o Colégio Ibero Americano, que sempre busca estar à frente de seu tempo, as aulas on-line em pouco tempo deixaram de ser um desafio. Observamos a ascensão dos alunos, com presença e produtividade equivalentes às presenciais! Fantástico! Contudo, embora tenhamos constatado o sucesso do novo modelo imposto, o peso do isolamento, a saudade de tudo e de todos nos colocou diante de um novo desafio: como aproximar ainda mais os alunos de diferentes faixas etárias, professores e disciplinas? Como promover momentos de diversão e crescimento em tempos de isolamento? Afinal, o desempenho pedagógico DEVE SEMPRE estar atrelado à saúde mental e bem-estar físico e emocional, pois a FELICIDADE no processo educativo é essencial para o desenvolvimento humano integral.
Com esses questionamentos bombardeando as cabeças das equipes de Coordenação e Direção, surgiu a brilhante ideia de uma GINCANA ON-LINE. Eis que o Colégio Ibero Americano, tendo sido pioneiro na cidade desde os primórdios no que concerne à oferta de Educação Integral e Bilíngue, sai na frente mais uma vez e lança uma proposta riquíssima e inovadora em todo o país (quiçá no mundo): THE GOOD WAR – A MAIOR GINCANA ON-LINE DE 2020.
A gincana virtual, que está sendo realizada na semana corrente de 27 a 31 de julho, pode ser acompanhada em tempo real pelas postagens na rede social INSTAGRAM. Todos os detalhes podem ser desvendados nos perfis do Colégio (@iberoamericano) e dos grupos participantes da gincana (@uniao_pandora @ore.ibero @terracotta_kingdom @gobiters). Contudo, segue aqui um resumo da sensacional proposta: todos os alunos do Ensino Fundamental II e Médio foram divididos em quatro equipes, formando grupos com participantes de todas as faixas etárias. Antes do início dos jogos, todas as equipes tiveram tempo para se preparar, criando um nome, um hino, uma bandeira, e formando assim uma nova “nação”. A competição, intitulada “The Good War” se trata exatamente do que o nome propõe, uma guerra do bem em que boas ações postadas rendem pontos às equipes. Além das boas ações, o alcance das postagens (quantidade de visualizações e likes) também influencia no ranking da competição e as boas ações podem envolver divulgação de conhecimentos úteis, esforços esportivos, alimentação saudável, lazer e ajuda ao próximo. Para complementar, diariamente são lançados desafios que ao serem superados por determinada equipe rendem a conquista de territórios.
Simplesmente uma ideia fantástica, uma iniciativa inovadora e com o nobre objetivo de desenvolver competências e habilidades importantes como flexibilidade, raciocínio, interpretação, argumentação, estratégia, criatividade, disciplina, responsabilidade, capacidade de cooperar, trabalhar em equipe, lidar com frustrações, bem como ampliar experiências no âmbito da pesquisa, de assuntos estudados nas disciplinas, reflexão sobre novos temas, tudo isso em período de isolamento.
Enfim, uma competição movida e promovida por boas ações, instaurando um clima agradável e estimulante entre todos os alunos do Colégio, quebrando a rotina das aulas e proporcionando integração entre turmas diferentes.
Se trata de uma enorme gama de vivências que certamente contribuirá com o crescimento individual e coletivo de professores (líderes de equipes) e alunos do Ibero Americano e que poderá entrar para a história da educação como uma iniciativa ousada e inovadora.
Eliza Moura
Mestre em Educação – UFMT
Coordenadora Pedagógica – Colégio Ibero Americano