Cidades

Casal de idosos relata sobre atendimento e comemora resultados negativos da Covid-19

Foi com sorriso escondido atrás das máscaras, mas com olhar carregado de alegria que João Martins e Faustina Martins, casados há 34 anos, moradores do bairro Cohab São Gonçalo, receberam aliviados o resultado do teste negativo para Covid-19.

Após apresentar sintomas gripais, o casal de idosos decidiu buscar pelos atendimentos do Centro de Triagem da Covid-19, na tarde desta terça-feira (28.07), para realização do teste rápido.

De acordo com a senhora Faustina, antes de procurar atendimento no Centro de Triagem, houve outras duas tentativas para realizar o exame da Covid-19 nas unidades de Atenção Básica do Município de Cuiabá, inclusive no próprio bairro onde moram, mas todas sem sucesso, pois não conseguiu encontrar o teste para o diagnóstico da doença.

“Eu tentei fazer o teste no Centro de Saúde do Parque Cuiabá e não consegui. Depois, fui ao Centro de Saúde Cohab São Gonçalo, que fica onde eu moro, e não consegui fazer lá também, mas graças a Deus consegui fazer o teste aqui na Arena”, explicou.  

Ainda de acordo com as declarações da idosa, o atendimento recebido “foi muito bom, todos os profissionais foram muito atenciosos desde o primeiro atendimento até o final, graças a Deus. Meu teste deu negativo e do meu esposo também, não temos coronavírus”, comemora.

Já o esposo disse que não apresentou nenhum sintoma, mas devido ao contato com sua companheira, aproveitou para realizar o teste e saber qual seria o diagnóstico.

“Eu não senti nada, mas decidi que precisava fazer o teste para ter certeza que não tenho coronavírus”. Além disso, ele destacou que as instalações possuem boa estrutura e o local conta com profissionais que ofertam um excelente atendimento. “Eu tenho prioridade no atendimento, tudo funcionou de forma organizada, achei ótimo o tratamento aqui”, concluiu.

Embora o casal tenha recebido o diagnóstico negativo para Covid-19, eles passaram por consulta médica para avaliação de saúde e receberam informações sobre os cuidados que devem ter para se proteger e evitar a contaminação do novo coronavirus.

Vale ressaltar que pessoas acima de 60 anos são mais vulneráveis a doença. Além disso, quem possui doenças crônicas como diabetes e hipertensão, asma fazem parte do grupo de risco, pois essas comorbidades pode causar complicações fatais.

Uma das coordenadoras que atua na linha de enfrentamento do combate à Covid-19, Patrícia Dourado, destacou que ainda é necessário “fazer o isolamento social e redobrar os cuidados preventivos para evitar a disseminação da doença”, uma ameaça eminente para toda população.

Combate à pandemia

O atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde. Durante os quatros primeiros dias de funcionamento, cerca de 2 mil pessoas receberam atendimento no local para realização do teste do novo coronavírus.

O local possui uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus, realização de exame com uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.

O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h. São entregues até 600 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.