O Pantanal Shopping é destaque mais uma vez na premiação concedida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) ao ser eleito a melhor empresa de médio porte para trabalhar no Centro-Oeste. O empreendimento foi Ouro no ranking elaborado pelo Instituto Great Place to Work (GPTW Brasil), que reconhece as empresas que identificam, criam e mantêm excelentes práticas de recursos humanos e ambiente de trabalho. Além do Pantanal, o Shopping Conjunto Nacional, em Brasília, também foi Ouro na mesma premiação. Ambos são administrados pela Ancar Ivanhoe, e dividiram a primeira colocação no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste.
A cerimônia de premiação foi realizada de forma virtual na última quinta-feira (23.07), em Goiânia (GO), e teve a participação de 36 empresas da região. Ela busca incentivar projetos desenvolvidos por shoppings filiados à Abrasce e reforçar o papel dos shoppings como agente transformador de realidades nas áreas social, ambiental e econômica em sua área de atuação. Este ano, o Pantanal Shopping completa 16 anos de atuação e tem orgulho de fazer a diferença no mercado de trabalho regional.
Para o superintendente do Pantanal Shopping, César Moraes, a premiação é a concretização de todo o trabalho desenvolvido ao longo dos 16 anos de atuação. “A valorização humana é um dos nossos pilares. O modelo de gestão envolve os colaboradores. Estamos em contato direto e frequente com nosso time e valorizamos o feedbak, pois são contribuições ricas para uma atuação estratégica e com resultados eficazes”, pontua. Durante a pandemia, por exemplo, o empreendimento adotou diferentes ações para manter os colaboradores focados e motivados, apesar do distanciamento social e fez o trabalho remoto uma necessidade. Entre as práticas adotadas estão happy hour digital e café digital com o superintendente, com o objetivo de manter o time concentrado, engajado e feliz.
O prêmio também é consequência do investimento em formação continuada dos colaboradores, que têm a oportunidade de se capacitar em cursos de liderança, comercialização, operações e gestão do conhecimento na universidade corporativa (Universidade Ancar Ivanhoe/UAI). “O resultado disso é o elevado nível de satisfação, motivação e felicidade dos nossos colaboradores, que geram reconhecimentos como este do GPTW Brasil”.
Emanoelli Falcão, Business Partner de Recursos Humanos do Pantanal Shopping, que representou a Ancar no evento, acrescenta que a confiança sustenta a relação entre shopping e colaboradores. “Valorizamos uma comunicação clara, transparente e periódica. Acreditamos na importância de o colaborador participar ativamente do negócio, se sentindo inserido nos processos, sempre ciente dos acontecimentos, mudanças e resultados”.
Ranking GPTW
O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Nove práticas compõem a pontuação do ranking GPTW: inspirar, falar, escutar, agradecer, desenvolver, cuidar, contratar, celebrar e compartilhar. O ranking GPTW é o padrão de excelência mundial para a definição das melhores práticas nos ambientes de trabalho, o Instituto é pioneiro em conduzir essa pesquisa que atualmente acontece em 53 países, nos seis continentes. “Fazer parte de uma empresa que está no ranking das melhores para trabalhar por 13 anos consecutivos tem um grande peso, tanto em experiência, como no currículo”, diz Emanoelli.
E o Pantanal Shopping faz parte desse histórico de premiações. Em 2019 recebeu dois importantes prêmios da Abrasce no Ranking do GPTW, sendo Ouro na categoria “Revitalização” e Prata como “Melhor Shopping para Trabalhar” na região Centro-Oeste, tendo sido Ouro por três anos seguidos (2016, 2017 e 2018) nesta categoria.
O Great Place to Work publica anualmente mais de 40 rankings, premiando as Melhores Empresas para Trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial (como TI e Saúde) e temático (Melhores Empresas para Mulheres).
História do Pantanal
Inaugurado em 2004, o Pantanal Shopping estabeleceu uma nova forma de convivência social e comercial para a população cuiabana e mato-grossense, tanto no que se refere a opções de compras quanto de lazer e entretenimento. Desde a inauguração, cerca de R$ 60 milhões foram investidos no empreendimento. Nesse montante estão contabilizadas a expansão realizada em 2007 e as três reformas feitas em 2014, 2016 e 2018. Essas obras permitiram um aumento da área inicial 35 mil metros quadrados, para mais de 45 mil metros quadrados. Atualmente, o empreendimento reúne cerca de 270 lojas de marcas nacionais e internacionais, incluindo quiosques.