Cidades

Alunos de unidades do campo recebem atividades pedagógicas impressas

Os alunos matriculados nas unidades do campo, não atendidos pelo ensino à distância (EAD) devido as dificuldades de sinal de internet e grandes distâncias das comunidades e sítios, estão sendo atendidos com atividades impressas, complementadas com os kits pedagógicos e de material escolar. A distribuição das atividades e o acompanhamento dos alunos são feitas pelas equipes das unidades do campo, assessoria pedagógica da Diretoria de Ensino e Coordenadoria de Transporte da Secretaria Municipal de Educação.

Com a suspensão das atividades presenciais nas 164 unidades escolares públicas do município desde partir de março, em cumprimento aos decretos que definem medidas de prevenção ao coronavírus, a Prefeitura de Cuiabá implementou uma serie de ações a fim de manter o processo de ensino, aprendizagem, e a proximidade entre professores e estudantes, atendendo de forma positiva as necessidades da comunidade. Com o auxílio da tecnologia, viabilizou o acesso dos alunos ao conteúdo pedagógico por meio do ensino à distância (EAD), com aulas transmitas e disponibilizadas em diferentes plataformas e o acompanhamento de professores e assessores pedagógicos, com a implementação do Programa @Portal da Escola Cuiabana.

Para atender os mais de 2,5 mil alunos de 8 unidades do campo matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria Municipal de Educação montou uma logística para a entrega e recolhimento das atividades nas comunidades mais distantes e sítios.

Além dos kits pedagógicos dos Programas de Alfabetização Cuiabano (ProAC), para a Educação Infantil, de Melhoria da Proficiência (PROMP), para o Ensino Fundamental, da Escola da Inteligência e de material escolar, os alunos estão recebendo atividades impressas.

A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado, disse que a meta da gestão Emanuel Pinheiro é atingir 100% dos cerca de 52 mil alunos matriculados nas 164 unidades educacionais de Cuiabá. “A força tarefa montada para a entrega dos materiais físicos, as atividades impressas, livros dos programas e materiais didáticos são parte das medidas adotadas pela gestão e estão suprindo as necessidades desses alunos, elevando o número de atendimentos das unidades e diminuindo os impactos sociais e pedagógico, causados pela suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais. Com mais essa ação, a Secretaria de Educação cumpre as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro de que o processo de ensino aprendizagem não pode ser interrompido”, salientou Edilene Machado.  

As atividades impressas estão sendo entregues quinzenalmente, conforme o planejamento de cada unidade, bem como o recebimento das  devolutivas dos estudantes. Duas remessas de materiais impressos já foram entregues nas comunidades e sitios mais distantes das escolas municipais localizadas na área rural.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.