Depois da recente troca de farpas, o governador Mauro Mendes (DEM) convidou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para uma reunião na manhã desta segunda-feira (15). O objetivo do encontro é discutir assuntos técnicos relacionados à saúde pública da Capital e o combate ao coronavírus.
O convite para a reunião foi feito ao deputado federal Emanuelzinho Pinheiro, filho do prefeito da Capital.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, também foi chamado para participar da reunião.
A conferência entre os gestores está marcada para às 7h30, , na sede do Governo Estadual, no Palácio Paiaguás. O evento será a primeira aparição publica de Mauro depois da quarentena, já que o governador foi infectado pelo novo coronavírus.
Atrito
A reunião pode ser um indício de que os chefes dos Poderes Executivos estadual e municipal queiram colocar panos quentes na crise entre ambos.
Na última quarta-feira (10), Pinheiro se declarou rompido com o Governo do Estado ao anunciar o decreto nº 7.956, que determinou toque de recolher na Capital entre os dias 13 e 28 de junho.
Emanuel criticou a postura de Mendes no combate ao vírus e afirmou que Mato Grosso não tomou as medidas necessárias para evitar a propagação da doença. “É um barco sem líder”, disse.
Na ocasião, o prefeito também prorrogou o retorno das aulas das redes municipal e privada de Cuiabá até 12 de julho.
Mauro reagiu às falas do gestor municipal e disse que Pinheiro seria um ‘malandro de carteirinha’. O democrata também fez críticas relacionadas ao isolamento social adotado pelo emedebista.
“O prefeito da Capital cometeu, a meu ver, alguns equívocos. Quando tínhamos um único caso de Covid-19, ele mandou fechar o comércio, houve uma precipitação. Agora que temos na Capital mais de 1,5 mil casos, ele quer voltar tudo. Temos UTI's chegando a 70% de ocupação”.