O governador Mauro Mendes (DEM) classificou o deputado estadual Ulysses Moraes (PSL) como "infantil" e "mentiroso" por conta das denúncias feitas pelo parlamentar em relação ao hospital Santa Casa em Cuiabá. Isso porque Ulysses apontou a falta de sabonte e álcool em gel 70% para que os profissionais da Saúde lavassem as mãos, após ter visitado a unidade de saúde com outros parlamentares estaduais.
"Isso é uma mentira sem tamanho. Isso é uma irresponsabilidade. Com todo respeito a esse deputado (Ulysse Moraes), neste momento o que nós menos precisamos é desse comportamento infantil, criança. Acho que ele deve ter chegando em um banheiro lá, e naquele banheiro, naquele momento não tinha. Vai lá na Santa Casa que ele vai beber se quiser álcool gel e álcool líquido. Lá tem álcool até pra ele beber se quiser", disse Mauro Mendes nesta quarta-feira (10) em entrevista à rádio Capital FM.
O governador disse que não perderá mais tempo com a "irresponsabilidade de Moraes" que, segundo ele, é "mentiroso e irresponsável". Mauro Mendes também citou que vários servidores da Santa Casa já teriam respondido o deputado por meio de vídeos gravados e repassados nas redes sociais.
A visita in loco dos parlamentares também detectou problemas na sala de paramentação e desparamentação, onde os funcionários da saúde colocam e tiram a roupa de atendimento aos casos.
O deputado destacou que é preciso tratar os trabalhadores da saúde de heróis nas redes sociais e fazer ações concretas e dar condições de trabalho. Destacou também que ouviu relatos de atrasos nos pagamentos da equipe por parte do governo do Estado.
Além de Ulysses Moraes, participaram da visita nesta terça (9) os deputados Paulo Araújo (PP) e Faissal Calil (PV). Os três também visitaram o Hospital Metropolitano que teve sua ampliação inaugurada em maio, dos 40 leitos, e que teria 5 disponíveis.
O deputado Faissal Calil foi mais enfático. Disse que é a cidade deve entrar em colapso neste fim de semana. Segundo ele, a taxa de ocupação está em 70% e há muitas pessoas procurando atendimento em estado grave e que precisam de atendimento. Faissal pediu que os mato-grossenses tomem muito cuidado porque a situação é complicada.
Outro lado
Por meio de nota, o deputado Ulysses Moraes rebateu Mauro Mendes e afirmou que continuará fiscalizando os leitos dos hospitais públicos. "Então, não adianta ficar tentando esconder, primeiro tem que acertar as coisas antes, porque eu vou fiscalizar, vou contar leito por leito se for necessário, e que fique claro: quem manda em mim é o povo, eles definem o que eu faço e o que não faço", finalizou.