Política

Botelho a um passo de presidir AL pela 3ª vez consecutiva

 O deputado Wilson Santos (PSDB) fez elogios ao atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), e destacou que o empenho dele deve fazer com que seja o primeiro a ser eleito por 3 vezes consecutivas presidente do Parlamento Estadual.

Até então, o ex-deputado José Riva (sem partido) havia sido presidente por 6 legislaturas, uma única vez o então deputado foi presidente de forma consecutiva. Antes, se dividia entre presidência e primeira-secretaria, os dois mais importantes cargos da Mesa Diretora.

"Senhor presidente, eterno presidente, se eu não estiver equivocado é o primeiro deputado na história deste Eestado a comandar o Parlamento por 3 biênios consecutivos. Ele me prometeu que é a última vez que disputa nesta legislatura", disse falando da situação. 

Em público, Botelho não assume à postura de ser novamente candidato à presidência. Porém, quase todos deputados dão aval a uma nova recondução de Botelho como presidente do Parlamento Estadual. A maior disputa é quanto à primeira-secretaria.

O deputado Max Russi (PSB) e o deputado Valdir Barranco (PT) querem se manter no cargo, mas a deputada Janaina Riva (MDB), que hoje é vice-presidente, quer assumir a primeira-secretaria e o deputado Paulo Araújo (Progressistas) que ficar na segunda-secretaria. Eles estão se articulando junto. 

Janaina conseguiu a primeira vitória ao conseguir alterar o mês de eleição da Mesa Diretora da Assembleia. A deputada está grávida e conseguiu a aprovação de uma Emenda Constitucional para antecipar de setembro para junho a realização do pleito. Com isso, a eleição será no dia 10 de junho.

Em contrapartida, o deputado Max Russi tenta convencer a maioria para continuar no comando das finanças da Casa, como feitos da sua gestão está a devolução de recursos ao governo do Estado para que sejam usados em ações como a amplição do Hospital Metropolitano. 

Max conversou com o Gazeta Digital e disse que vem conversando com todos os deputados e que tenta construir um entendimento com a deputada Janaina Riva. 

De outra ponta, o deputado Ulysses de Moraes (DC) apresentou um projeto de resolução para que seja alterada a votação da Mesa Diretora. No início da Legislatura, ele ganhou notariedade ao votar contra a recondução de Botelho ao comando da Assembleia. 

Enquete

A constante troca de ministros pelo presidente Jair Bolsonaro compromete a sua gestão?

 Não, porque o presidente tem um boa equipe

 Sim, a cada mudança a equipe passa por readequações

 O presidente está atento a todas as áreas do governo

VotarParcial

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões