O número de apreensões de drogas, madeira e pessoas detidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso é superior ao número do mesmo período do passado. De acordo com a PRF, de janeiro à maio, as apreensões de maconha subiram de 763kg, em 2019, para mais de uma tonelada neste ano. Sobre a cocaína, a diferença é ainda maior. No ano passado foram apreendidos 393 kg. Neste ano, foi apreendida mais de uma tonelada e meia, um número quatro vezes maior.
Mato Grosso possui uma fronteira seca de aproximadamente 800 km com a Bolívia, um dos grandes produtores de cocaína, e também fica próximo ao Paraguai, grande produtor de maconha, o que faz do estado um dos corredores de distribuição para os centros consumidores.
Na parte de crimes ambientais, as apreensões de madeira ilegal também tiveram um aumento no mesmo período. Foram mais de 2.457 m³ neste ano 1.322 m³ no ano passado.
Segundo a PRF, houve um aumento no seu efetivo que ajudou na intensificação das ações dos grupos especializados no combate ao tráfico de drogas e aos crimes ambientais.