Um detento da Penitenciária Major Eldo Sá, conhecida como Mata Grande, na cidade de Rondonópolis (210 km de Cuiabá-MT), foi baleado após um princípio de motim, ocorrido na tarde deste sábado (11). A ação foi contida por agentes carcerários da unidade prisional sem outros registros de feridos.
Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), dois reeducandos de raios diferentes começaram o tumulto. Por causa de uma rixa, presos tentaram invadir uma cela onde estavam dois outros detentos, que tinham desacerto com o grupo. O fato inflamou os demais reeducandos dos raios.
Ao perceberem a movimentação, os policiais penais agiram rápido e tiveram que usar de força gradativa para conter o motim. Na ação, um preso foi atingido por um tiro, mas já foi atendido e passa bem.
Equipes do Serviço de Operações Especiais (SOE) se deslocaram de Cuiabá para Rondonópolis para reforçar a segurança da Mata Grande.
Os dois presos que eram alvos dos demais recuperandos nada sofreram e serão transferidos para outra unidade penal em Mato Grosso. Contudo, a informação do local da transferência será mantida em sigilo por questões de segurança.