Política

Governo inicia campanha de incentivo ao uso de máscara contra contágio

O governo do Estado baixou decreto com campanha de incentivo ao uso de máscara facial  em Mato Grosso. A campanha "Cuida de mim, que eu cuido de você" informará a eficiência do uso de máscaras no período de pandemia do novo coronavírus para evitar o contágio.  

A medida é adotada um dia após Ministério da Saúde recomendar que a máscara seja como prevenção contra o novo coronavírus.  

“Usar a máscara é sim um mecanismo, já comprovado por cientista e pesquisadores, eficiente contra a contaminação do vírus”, disse Mendes. 

“Você pode ficar na distância de um metro e meio ou dois metros da pessoa para se prevenir. Mas, se você coloca a mão num corrimão, por exemplo, e pega na gotícula que saiu da boca de alguém, aí começa um novo ciclo de contágio”, comenta. 

A mudança de postura do governo foi notada desde ontem, quando, durante uma entrevista, o Mendes recomendou o uso da máscara. Antes, a equipe de saúde vinha recomendando o uso somente por pessoas com sintomas de gripe. 

O Corpo de Bombeiros começou a distribuir hoje à tarde as máscaras a pessoas em locais de concentração de pessoas, como supermercados, em Cuiabá.   

A capital é cidade com mais casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso. De quarta para quinta-feira, o número saltou de 19 para 25. Esse aumento puxou o quadro geral da doença no Estado de 28 para 41. 

Texto atualizado às 10h25 para correção de informação

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões