Hospitais em Ponte e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade receberam R$ 300 mil em doações do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Pontes e Lacerda (Conseg). O montante servirá para a aquisição de insumos e equipamentos para o enfrentamento da pandemida do Covid-19 (novo coronavirus) nas duas cidades.
A transferência dos recursos foi feita no último dia 24 de março e ajudará na preparação de leitos para o Hospital Vale do Guaporé de Pontes e Lacerda e Hospital Evangélico de Vila Bela da Santíssima Trindade. O dinheiro é oriundo de cumprimento de pena de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional de processos nas ações criminais realizadas pelo Poder Judiciário estadual nos municípios.
De acordo com o presidente do Conseg, João Manoel Ramires, esse momento é excepcional e o dinheiro que serviria para aperfeiçoar o aparato de segurança das duas cidades terá uma nova destinação. "Essa ajuda que está sendo oferecida é para necessidades atuais e urgentes. Oramos a Deus que essa doença não chegue aos nossos cidadãos como aconteceu em outros paíse, mas temos consciência que ela não é fantasia e não é brincadeira. Estamos primando pela prevenção e vamos destinar esses recursos para os hospitais. Nesse momento, não há arma no mundo que combata esse inimigo, a não ser a solidariedade e atitude", ponderou.
O juiz-diretor do fórum de Vila Bela, Elmo Lamoia de Moraes, explicou que o encaminhamento dos recursos foi feito por meio de recomendações ao Conseg. “Trata-se de valores que já haviam sido destinados, anteriormente, pelo Poder Judiciário para realização de outros projetos – neste momento menos prioritários – e por isso o dinheiro foi redestinado, por sugestão do Poder Judiciário, e com a devida deliberação dos membros do conselho", disse.
Casos no Estado
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (26 de março), 11 casos confirmados e 385 suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. Os casos são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios.
Os casos confirmados da Covid-19 são em Cuiabá (8), Nova Monte Verde (1) e Várzea Grande (2). Já as ocorrências que levantam a suspeita do vírus estão detalhadas por municípios em Nota Informativa divulgada pela SES.



