O prefeito Emanuel Pinheiro manterá as medidas de prevenção ao novo coronavirus, que vão até o dia 5 abril, como a suspensão de circulação de transporte coletivo e fechamento de estabelecimento de supérfluos.
Em nota divulgada no fim da manhã de hoje (26), logo após a coletiva do governador Mauro Mendes, em que defendeu a retomada das atividades econômicas, o prefeito afirma que as medidas decretadas por ele têm respaldo de organizações da saúde.
“As ações já implementadas na capital, por mais drásticas que possam parecer inicialmente, respaldam-se em protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e diretrizes técnicas de especialistas, inclusive do Ministério da Saúde. Com monitoramento diário vigoram, nessa primeira fase, até 5 de abril, podendo ser prorrogadas”.
Pinheiro disse que modificações, incluindo o prolongamento do prazo de regime de isolamento, somente serão avaliadas pela prefeitura daqui dez dias, quando encerra a validade do decreto em vigor.
“[A partir] dessa data e avaliados seus resultados iniciais é que serão estabelecidas novas medidas pela prefeitura, principalmente em virtude da espiral de crescimento da infecção que deverá ocorrer no mês de abril, conforme projeções do Ministério da Saúde”.
Em entrevista mais cedo, o governador Mauro Mendes disse que é preciso manter algum nível de atividade econômica em Mato Grosso para que não ocorra “danos irreversíveis” na economia.