Política

Assembleia vai prorrogar prazo do trâmite da PEC da Previdência

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), vai prorrogar o prazo de tramitação da PEC da Previdência de 60 para 90 dias. A alteração atende um pedido do Fórum Sindical para a discussão de pontos das regras de aposentadoria que serão modificadas pela proposta.

“Tendo em vista a situação que nós estamos vivendo no momento, a questão do coronavírus, que não podemos fazer audiência pública agora, nós entendemos, por bem, prorrogar o prazo de tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição). Antes, nós tínhamos o que é prazo regimental, 60 dias, agora nós passamos para 90 dias”, disse Botelho.

Alguns deputados e representantes do Fórum Sindical tiveram uma reunião na manhã desta segunda-feira (16) na Assembleia Legislativa. A entidade de trabalhadores conseguiu negociar o prolongamento do trâmite e também a instituição de uma comissão mista para discutir os pontos que considera “prejudiciais” aos servidores estaduais.

“Agora, nós vamos discutir regras de caráter discricionário, que atinge a todos os servidores. Já saímos da reunião com o encaminhamento de comissão mista, de deputados e servidores, para a gente discutir nos próximos trinta dias questões técnicas”, disse o membro do Fórum, Oscarlino Alves.

A comissão mista terá prazo de trinta dias, a partir de hoje, para montar um relatório e apresentá-lo à presidência da Assembleia. Neste intervalo, o trâmite da PEC ficará suspenso.

Ainda conforme Oscarlino Alves, na pauta vão entrar as regras de idade mínima, tempo a mais de contribuição previdenciária, pensão por morte, média aritmética para quem tomou posse em cargo público a partir de 2004 e regras de aposentadoria especial para cada categoria.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões