Apoiadores do presidente da Jair Bolsonaro (sem partido) fizeram uma passeata de carro e moto na tarde deste domingo (15) pelo centro de Cuiabá. A concentração ocorreu sob a liderança da pré-candidata ao Senado, coronel Rúbia Fernanda (Patriota), mesmo após a recomendação do meio da semana de Bolsonaro de suspensão do ato.
Conforme a Polícia Militar, cerca de 150 veículos participaram da carreata. A concentração iniciou no Centro Político Administrativo (CPA) e seguiu para a Praça 8 de Abril (do Chopão), mantendo o trajeto previsto no ato oficial.
As falas e faixas de protesto concentraram-se na declaração do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Heleno, de que o Congresso Nacional faz chantagem para acompanhar as decisões de governo do Planalto.
“Estamos com o Governo Bolsonaro. General Heleno tem razão, chega de chantagem”, dizia uma faixa empunhada pelos manifestantes.
Contudo, a coronel Rúbia disse que não estava protestando contra o Congresso, mas buscava “promover a democracia” na política nacional. ”Não há protesto contra o Congresso. Estou elevando a democracia do meu Estado. O povo de Mato Grosso é democrático e estamos dizendo para o Brasil: nós somos brasileiros”,
O presidente Jair Bolsonaro também descartou a orientação dada por ele mesmo sobre a concentração para o ato. No evento de hoje mais cedo em Brasília, ele quebrou o protocolo de isolamento para pacientes suspeitos do coronavirus e se juntou e cumprimentos manifestantes na rampa do Palácio do Planalto.