Deputados aprovaram nesta quarta-feira (11), com 17 votos a favor, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que adianta a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para julho. Dois parlamentares se abstiveram do voto.
A mudança de data surgiu de um pedido da deputada Janaína Riva (MDB) para participação na votação, que, originalmente, ocorreria em setembro. Este mês coincidiria com o fim da gestação da gravidez dela.
Hoje, Janaína Riva ocupa o cargo de vice-presidente do Legislativo. Pela PEC ela poderá tanto participar da votação quanto da composição para permanecer na Mesa Diretora.
A proposta vai à segunda votação. Nessa fase, ela deverá conter o rito de composição, lançamento de candidatura e data da eleição.
Candidatos potenciais
O presidente Eduardo Botelho é até o momento o único nome que apareceu como eventual candidato à reeleição. Ele disputaria o terceiro mandato seguido.
Ele, no entanto, diz que mantém a posição de somente começar a articular a candidatura após a eleição suplementar ao Senado, marcada para 26 de abril.
Janaína Riva diz que buscará o cargo de primeira secretária, o qual disputou na montagem da chapa de Botelho, mas perdeu na pressão do deputado Max Russi (PSB).