Em pleno dia 26/12/2019, dia ensolarado e lindo, ano que se finda, após dias de amores para alguns e para outros turbulência, o cenário do PROCON-Municipal, rua Joaquim Murtinho, 554, Centro de Cuiabá/MT, era desolador.
O órgão que atende os consumidores com presteza, atenção eficiência e sobretudo com respeito, estava superlotado. Era cidadãos que buscava acordo com empresas.
A sociedade tem seus Direitos garantidos no Art.6 da Constituição Federal de 1988 “…o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores de uma sociedade fraterna(…)”. É importante que, algumas empresas permitam que parte da população durma tranquila.
Notar-se-á que é importante que, todo cidadão pode obter acesso a transparência dos dados. Se a sociedade está informada, somos e seremos exemplos para o mundo globalizado. E isto que queremos para o Brasil mundo colorido para todos e independentemente da cor da pele. A Lei Número 12.527, de 18 de novembro de 2011, Artigo,10. Em que enfatiza que “Qualquer interessado poderá apresentar pedido….” e obter dados atualizados.
Citamos algumas empresas que se encontram no ranking de atendimento/reclamações:
1.Energisa (2018), atendimentos 566, reclamações:19,77(%). Em 2019 número de reclamações 1277 no total. Há de se notar que entre 2018 e 2019 houve elevação de 125,62% em atendimentos/reclamações e
2. Águas Cuiabá S/A., atendimentos em 2018: 411, 14,39%. 2019: 584, 13,07%.
E ainda existem outras empresas que necessitam refletir.
Os dados foram fornecidos pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor- PROCON Municipal de Cuiabá-MT,26/12.2019).
E quem procura o PROCON são consumidores de todas as classe e categorias sociais.
Sejamos céleres para propiciar bem-estar, segurança e tranquilidade para todos.
* GRACI OURIVES DE MIRANDA é professora/escritora