Cidades

Crianças com deficiência auditiva aprendem de forma lúdica em Natal Ambiental no Horto

A Prefeitura de Cuiabá realizou na última terça-feira (03), no Horto Florestal, o "Natal Ambiental". O evento de educação ambiental inclusiva e lúdica contou com a participação de cerca de 60 alunos do Centro Educacional de Apoio ao Deficiente Auditivo (CEAADA).

“Este evento é muito importante, não só para as crianças, mas para a Secretaria também. Este ano, o Horto, mesmo em reforma, recebeu cerca de 22 mil estudantes de escolas públicas, privadas e universidades. E isso é visão, integração e humanização que o nosso gestor Emanuel Pinheiro prega e que nós trabalhamos para cumprir”, declarou o secretário de Meio Ambiente, Juares Samaniego.

Um dia alegre e de integração com a natureza. Os cerca de 60 alunos do Centro Educacional de Apoio ao Deficiente Auditivo (CEAADA) puderam caminhar entre as árvores do Horto Florestal, conhecer as espécies da mata local, sentir o aroma de plantas medicinais e ainda praticar arborismo.

“Eu gostei bastante de estar aqui no Horto, me emocionei bastante de ver, de sentir o ar puro, de estar vivo e poder conhecer as plantas nativas da região, fiquei apaixonado. É muito importante poder fazer esta visita”, disse o professor de libras, Ademilson Dias de Oliveira. Como deficiente auditivo, o professor ainda destacou a importância da acessibilidade do surdo na sociedade em geral, em ambientes públicos e materiais informativos impressos.

As atividades foram executadas com acompanhamento de equipe especializada da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, psicólogos, guias e educadores físicos durante atividades educativas no Horto Florestal.

Percebemos a falta de frequência no horto destes alunos que possuem alguma deficiência. Então fechando as atividades nós os convidamos para o Natal Ambiental e preparamos toda a estrutura para recebê-los de maneira adequada, como merecem. Então nosso trabalho hoje é dizer que todo mundo pode ser integrado a natureza”, explicou a gerente do Horto Florestal, Zilda Helena.  

Além de atividades de educação ambiental, as crianças também realizaram apresentação de fanfarra e dança. Enquanto os garotos tocavam a viola de cocho e o ganzá, as meninas giravam as saias de chita ao som de siriri e cururu.

“No CEAADA nós atendemos desde a educação infantil, ensino fundamental do 1º ao 9º ano até a educação de jovens e adultos, além de ofertarmos curso de libras para a comunidade gratuitamente. São 92 alunos atendidos e destes, 60 estão aqui hoje no Horto aproveitando deste momento de integração”, pontuou a diretora da instituição, Gláucia Inês Paes de Barros.

Completando a programação do dia, as crianças ainda receberam a visita do Papai Noel, que distribui presentes e posou para fotos. Deram apoio para a realização do evento a Faculdade de Cuiabá (FAUC), Universidade de Cuiabá (UNIC), Juizado Volante Ambiental (Juvam) da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.