Política

Efeito da nova alíquota da previdência sobre orçamentos suspende discussão

A discussão da reforma da previdência em Mato Grosso foi suspensa para avaliação de itens da proposta apresentada pelo governo. A reunião desta quinta-feira (5) foi suspensa após o protesto de líderes de outros Poderes sobre o impacto em seus orçamentos do reajuste da alíquota de 11 para 14%.

A contribuição complementar do setor patronal terá aumento equivalente ao reajuste dos servidores, e isso poderá reduzir o caixa, caso os duodécimos não passem por readequação proporcional.

A legislação previdenciária estabelece duas regras para a contribuição, a da proporção de 1 por 1 e a de 2 por 1, tendo como a relação patrões/servidores. Conforme o coordenador do Fórum Sindical, Oscarlino Alves, o Executivo segue a segunda regra, ou seja, de cada percentual de contribuição do servidor, ele aplica 2. Sua alíquota é de 22%. O Ministério Público do Estado (MPE) acompanha o mínimo de 1 por 11. 

“Essas são regras hoje, então, se houver aumento para 14% para os servidores, o Ministério Público passará a contribuir com 14%; já o Executivo passará para 28%. Esse aumento é projetado num cenário de orçamento apertado para 2020. Quando isso foi exposto na reunião de hoje, os Poderes reagiram e o Estado decidiu suspender a reunião”.

O procurador-geral Antônio José Borges e o desembargador Orlando Perri estão na reunião.

A determinação para reajuste da alíquota foi publicada no Diário Oficial da União de hoje. A portaria diz que Estados e municípios têm até 31 de julho de 2020 para elevar o percentual de contribuição dos servidores de 11 para 14. Essa modificação também deverá mexer com a alíquota de complementação das unidades federativas.

Se a adesão não for realizada, Estados e municípios poderão ficar bloqueados na lista de transferência de recursos pela União. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), disse hoje que o governo deverá desmembrar a proposta de reforma para atender ao prazo do governo federal. O assunto deverá ser definido na próxima segunda-feira (9) quando será retomada a reunião do conselho do MTPrev.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões