Cidades

Dora Rosa cantará música autoral no Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba do Rio

Cantora e compositora, a cuiabana Dora Rosa vai interpretar uma música autoral no 2º Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba do Rio de Janeiro, onde mora desde 2016. A roda, que nesta edição homenageará a sambista Leci Brandão, ocorrerá a partir das 16h (horário de Brasília) na Arena Carioca Fernando Torres, Rua Bernadino de Andrade, nº 200, Madureira (RJ). 

"Se você for a Bahia" é de autoria de Ana Paz, Bianca Miranda e Dora Rosa, e já é cantada nas rodas de samba do Rio.  A letra é uma verdadeira imersão à Bahia. Reverencia a cultura, a história, a música, a religião, o folclore baiano. E a pegada do ritmo dá o tom ao balanço que embala os amantes da música brasileira. 

O refrão  convida a roda para a cadência: “Eu preciso de um banho regado a guiné e dandá. Da magia, do terreiro, do batuque, do ijexá. Se você for à Bahia, pense primeiro em mim. Tô devendo uma promessa, ao Nosso Senhor do Bomfim. Iaiá tô com saudade de lá… iaiá tô com saudade de lá”.

“Este é o segundo ano que participo do encontro nacional. E é um honra poder interpretar uma música autoral neste evento que veio para projetar as mulheres sambistas de todo o país”, frisa a cantora cuiabana.

O Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba ocorrerá simultaneamente em 25 cidades brasileiras e três cidades de outros países. O projeto foi idealizado por Dorina Barros, e tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, cantoras e instrumentistas de todo o país, criando uma rede entre as artistas e aumentando as trocas culturais. Além disso, tem o objetivo de contribuir para fortalecer a divulgação da força feminina do samba para o público.

Dorina Barros comemora o crescimento do projeto que começou em 2019 com 15 rodas e este ano já são 28. Ela reconhece que muitas cidades ainda enfrentam dificuldades para organizar a sua roda de samba de mulheres, porém reconhece o esforço, o movimento que tem sido feito para que ela aconteça.

“As meninas estão trabalhando muito e isso tudo é maravilhoso”, frisa Dorina Barros, que na semana passada esteve no quadro “Tem mulheres no samba” apresentado por Dora Rosa todas as madrugadas de quarta-feira dentro do programa “O amigo da madrugada”, com Adelzon Alves, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro (EBC).

Dora Rosa marca presença em consagradas rodas de samba do Rio de Janeiro como Cacique de Ramos, Renascença, Tia Doca, Terreiro de Crioulo, Samba Social Clube, Beco do Rato, Samba de Boteco, Samba na Rua, Samba no Quintal, Casa dos Partideiros, Sarau do Escritório, Beco das Garrafas, Teatro Baden Powell, Feijoada Samba Show,  do Adelzon Alves, na Ilha do Governador, Pagodinho da Lú-Rocinha e Na Porta de Casa – participações essenciais para que esta linda flor do jardim do samba pudesse exalar a fragrância de sua voz em “Vento Bom”.

Vento Bom

A cantora cuiabana lançou seu álbum de estreia “Vento Bom” em 2017, sob as produções do Maestro Wanderson Martins e seu filho, o multi-instrumentista, cantor e compositor João Martins. Vento Bom, traz em seu repertório canções que vão desde o Romântico, ao Partido Alto e o Afoxé. Em destaque, a faixa “Além da Matéria”, narra de forma poética, aos moldes do autêntico Samba de Roda, o jogo de sedução entre o cortejador e a intencional resistência de sua pretendida. Outra faixa especial do CD é dedicada às grandes mulheres da gloriosa história do Samba.

Roda de Cuiabá

Em Cuiabá o 2° Encontro Nacional das Mulheres na Roda de Samba ocorrerá a partir das 15h (horário local), no Parque das Águas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.