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Infraestrutura demandou R$ 250 milhões neste ano em MT

Neste ano, obras de infraestrutura e logística já tiveram investimentos da ordem de R$ 250 milhões, em Mato Grosso. Os recursos vêm sendo utilizados na construção, manutenção e restauração da malha viária, além da construção de pontes em diferentes regiões do Estado. A garantia foi dada pelo secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo Oliveira, durante a entrega da duplicação de 4,9 quilômetros do perímetro urbano da Rodovia Arquiteto Helder Cândia (MT-010), a “Estrada da Guia”. 

“Hoje, nós temos entre novas obras e parcerias com prefeituras, associações e com consórcios quase 200 atividades dentro de todo o Estado. Não é à toa que estamos em todas as regiões de Mato Grosso ou fazendo manutenção de rodovia pavimentada, fazendo tapa-buraco, recapeamento, implementando novas rodovias ou fazendo pontes”, afirmou Oliveira. “Estamos no primeiro ano. O governador Mauro Mendes pegou o Estado em crise. Estamos saindo dessa crise, mas temos uma demanda muito grande e temos que pensar que não é só Cuiabá. Temos um Estado com 141 municípios carentes de rodovias estruturantes para escoamento de sua produção”, acrescentou. 

Agora concluída, a duplica a MT-010 é um desses serviços de infraestrutura e mobilidade estruturantes, que tinham algumas patologias e que necessitavam ser arrumadas. “Por isso, fizemos algumas readequações no projeto, conversamos com a empresa responsável, que cumpriu seu cronograma de obras, enquanto a Sinfra cumpriu seu cronograma de pagamentos. Por isso, estamos aqui fazendo essa inauguração”, disse. 

Na mesma região, há ainda a MT-251, mais conhecida como Rodovia Emanuel Pinheiro, que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Por lá, a garantia é de que a rodovia já recebe melhorias, mas também passa por estudos. “O governador determinou algumas melhorias e estamos estudando isso, como fazer uma terceira via em determinados pontos. Estamos trabalhando em projetos em alguns pontos complicados de subida, mas por enquanto vamos trabalhar na restauração da pista, sinalização e contarmos com a população para que não abuse com a velocidade”, disse. 

Oliveira lembrou ainda que atual gestão pegou o Estado em situação crítica e com diversas serviços de infraestrutura não concluídos ou parados. “Temos 200 atividades em todo o Estado. Temos dinheiro do Fethab que pago óleo diesel, máquinas com prefeituras, convênios com associações ou com consórcios e ainda tenho R$ 130 milhões no caixa”, reforçou. A expectativa é de que até 2021, o Estado esteja com programas como os “MT-Integrado”, “MT-Restaura” e “Pró-concreto” conclusos. 

Ainda para este ano, estão previstas conclusão de serviços como o Centro de Treinamento Oficial de Treinamento (COT) da UFMT, Estrada Parque Barbado, ambos na capital, e a duplicação da Avenida Felinto Muller, em Várzea Grande, e a MT-100, entre Alto Araguaia e Alto Taquari, neste último caso com cerca de 100 quilômetros de rodovia recuperada. 

“Nós precisamos fazer sempre investimento em infraestrutura e como governo de Mato Grosso nós temos que olhar para todo o Estado. Nós estaremos olhando para a capital e Várzea Grande e Baixada Cuiabana, mas estamos lá em Rondonópolis fazendo obras importante no anel viário da cidade e em todos os municípios”, disse. “Hoje, 93 municípios estão com obras de infraestrutura na Sinfra e estamos em todos os municípios juntando obras das demais secretarias de Mato Grosso”, completou o governador Mauro Mendes. 

Iniciada em 2017, a construção da MT-010 foi orçada em R$ 38,218 milhões e executada pela Lotufo Engenharia e Construções Ltda. As obras retomaram a todo vapor logo após o período chuvoso, que neste ano foi até o mês de maio. Para que o cronograma fosse cumprido e a estrada fosse entregue à sociedade e liberada totalmente para o tráfego, várias frentes de trabalho foram formadas. 

O trecho beneficiado está localizado entre o entroncamento da MT-251 (estrada para Chapada dos Guimarães) e o entroncamento da BR-163/364 (trevo de acesso ao Rodoanel). Na etapa final, foram executados serviços de terraplanagem, pavimentação (além da aplicação de uma segunda camada de asfalto entre a ponte sobre o Ribeirão do Lipa e o Condomínio Florais), drenagem sinalização, paisagismo, iluminação e implantação de uma ciclovia em todo trecho onde a obra foi executada. 

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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