O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano deve levar até 5,1 milhões de participantes para as provas deste domingo (03) e no próximo domingo (10). As provas seguem o horário oficial de Brasília, isso significa que em Mato Grosso a abertura dos portões será às 11h e o fechamento às 12h, conforme o horário local.
O Enem é a porta de entrada de milhares de pessoas às universidades públicas ou privadas do país. Este ano, conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 2,4 milhões de inscritos, 47% do total, farão as provas pela primeira vez.
Até esta sexta-feira (1º), 48 horas antes da abertura dos portões para o primeiro dia das provas, 4.374.694 inscritos haviam consultado o local onde realizarão as provas, o número representa 86% dos candidatos.
O recomendado é que os participantes conhecem o trajeto até o local da prova, desse modo evitando possíveis atrasos. O Inep recomenda que o candidato leve impresso, aos dois dias do exame, o Cartão de Confirmação da Inscrição. O documento traz detalhes do local da prova.
Na hora da prova
A única caneta aceita para o preenchimento do Cartão-Resposta é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Nenhum outro tipo será permitido. Além disso, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação original e com foto no acesso à sala de provas.
No primeiro dia de prova o candidato terá cinco horas e trinta minutos para resolver 30 questões e escrever uma redação. São 45 questões de linguagens e 45 sobre ciências humanas. Já no segundo dia do exame (10/11), serão cinco horas de prova, para 45 questões de ciências da natureza e 45 sobre matemática. É importante que o participante saiba administrar o tempo.
Documentação
Aceitos:
- Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados.
- Carteira de Registro Nacional Migratório.
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (Decreto nº 9.277, de 05/02/2018).
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27/01/1997.
- Certificado de Dispensa de Incorporação.
- Certificado de Reservista.
- Passaporte.
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia (Lei nº 9.503, de 23/09/1997).
- Identidade funcional expedida por agentes públicos militares e civis em exercício nos ministérios e em órgãos da Presidência e Vice-Presidência da República.
Não serão aceitos como documentos de identificação: protocolos; Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Título Eleitoral; Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503, de 1997; Carteira de Estudante; Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani); crachás e identidade funcional de natureza privada; cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, ou documentos digitais apresentados eletronicamente.
Nos casos de extravio, perda, furto ou roubo da via original de documento oficial de identificação com foto, o participante poderá realizar as provas, desde que apresente boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame. Além disso, terá de fazer a identificação especial, com coleta de dado biométrico, de informações pessoais e da assinatura em formulário próprio.
Sobre objetos
Qualquer equipamento eletrônico e telefones celulares devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que será entregue na sala, e colocado debaixo da carteira. A dica é que além de desligar, caso seja possível, retire a bateria do aparelho, pois se qualquer barulho que o aparelho fizer, durante a aplicação do exame, mesmo que guardado, o candidato será eliminado.
Lápis, lapiseiras, canetas de outras cores ou de material não transparente, borracha, régua, corretivo, livros e anotações também devem ficar guardados no envelope.
Após o fim
O gabarito oficial do Enem deve sair no dia 13 de novembro e os resultados individuais em janeiro de 2020, As notas são a oportunidade de uma vaga em uma universidade pública, privada e até mesmo do exterior.