Política

Mesa Diretora quer reduzir sessões e concentrar atividades na Assembleia em 2 dias

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa quer reduzir as sessões para abrir espaço na agenda dos deputados para viagens ao interior do Estado. A proposta que começou a ser discutida nesta terça-feira (29) reduz o número de sessões na semana e enfileira três num mesmo dia.  

A justificativa apresentada pela Mesa Diretora diz que hoje deputados já se ausentam das sessões para comparecer a agendas paralelas em outros municípios e modificação de datas e horas adequaria os trabalhos do Legislativo às compromissos externos.

“Vale ressaltar que, da forma que acontece hoje, os parlamentares ficam obrigados a ficarem durante toda a semana na capital, não podendo atender aqueles menos favorecidos que residem no interior, deixando assim a população carente de atendimento”, diz trecho do texto da justificativa.

A falta de quórum para votar mensagens e projetos de lei tem sido um problema na Assembleia Legislativa nos últimos meses. No episódio mais chamativo, no início deste semestre, quase um terço do pleno faltou a uma sessão, em que seria iniciada a tramitação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2020, para comparecer a outros compromissos – eventos empresariais no interior e participação em comitiva do governador Mauro Mendes à Brasília.

O caso levou o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), a adotar medida rigorosa com a redução de um dia de trabalho no salário e corte parcial da verba indenizatória (VI) na mesma proporção dos faltosos sem justificativa. Dias mais tarde, no intervalo de uma semana, dois parlamentares foram penalizados – Xuxu Dal Molin (PSC) e Romoaldo Junior (MDB).

Modificação no regimento interno

O Projeto de Resolução 359/2019, da Mesa Diretora, altera dispositivos da Resolução n.º 677, de dezembro de 2006. O artigo 1º altera o caput e os incisos I e II do Art. 78 do Anexo I da Resolução nº 677. A nova redação estabelece que as sessões plenárias ordinárias sejam realizadas às terças-feiras, com início às 17h, e às quartas-feiras, em três horários, às 8h, 14h e 18h.

Hoje, as sessões ordinárias ocorrem às terças-feiras, a partir das 17h, às quartas-feiras, de manhã e à tarde, com início às 8h e às 17h e às quintas-feiras, às 8h. A Mesa Diretora diz que a modificação para dois dias consecutivos, em horários distintos, é necessária “para que os parlamentares possam atender as demandas da população mato-grossense, tendo como se deslocar ao interior do estado nos dias após a realização de tais sessões”.

A tramitação do projeto foi suspensa pelo pedido de vista do deputado Wilson Santos (PSDB) e deve retornar à pauta na próxima semana.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões