Moradores do Residencial Avelino Lima Barros, próximo ao bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, estão se mobilizando e limpando, por conta própria, um terreno que pertence a Prefeitura de Cuiabá, neste sábado (26). Além da limpeza, o grupo planeja construir uma área de lazer no espaço que tem cerca de 6.200 m².
O local foi utilizado pela construtora do Residencial como armazenamento de materiais, ferramentas e o alojamento dos funcionários. Para isso, foi construído barracões de compensados, que mesmo após o fim da obra continuou, vazio, no local por quase três anos.
Jovaldo Facincane da Silva, que mora no bairro desde 2011, época em que as casas foram entregues, compartilha que os moradores precisaram se unir para pedir que os barracões fossem retirados. “Causava muita insegurança, eles estavam abandonados. O pessoal ficou com medo de que alguma pessoa mal intencionada arrastasse uma criança ou uma mulher e cometesse alguma violência”, comenta.
Após as reinvindicações a área foi desocupada, mas desde então está vazia. É preocupação com o matagal que cresce, com as lâmpadas que falham às vezes e o espaço inutilizado. Jovaldo diz que todos os anos encaminha ofícios para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, solicitando serviços de limpeza, que o terreno seja roçado e troca de lâmpadas.

“Só que é uma grande dificuldade ser atendido. Esse ano eles alegaram que os tratores estavam sucateados, então demorou para ser aceito”.
Jovaldo conta que para o espaço já foi liberado emenda parlamentar para a construção de um PSF (Programa de Saúde da Família), que é uma unidade básica de saúde. O dinheiro acabou sendo distribuído para reformas de outras unidades da capital.
No Residencial Avelino Lima Barros, a unidade poderia atender até 4.200 famílias, para além nos bairros São Sebastião, Aricá, Salvador Costa Marques e Belita.
Tempos depois, outra emenda foi liberada, dessa vez por parte de um vereador, mas por questões políticas novamente o terreno não recebeu uma obra e permanece vazio, com lixo e mato alto.
Neste sábado, os moradores arrecadaram dinheiro entre si e organizaram uma limpeza do terreno. Eles contrataram uma pá carregadeira e um caminhão para retirar o lixo. A ideia dos moradores é construir uma praça de madeira, com a plantação de mudas de plantas e árvores frutíferas.
A organização do bairro pretende fazer um projeto e conseguir através da Juvam (Juizado Volante Ambiental de Cuiabá) as madeiras, para a construção do parque infantil, e as mudas.
Além do parque para as crianças, eles imaginam um campo de futebol society, campo de areia e até área para ginástica. Jovaldo compartilha estar contente que a população do bairro esteja tomando iniciativa e se unindo para mudar a própria realidade.
A Prefeitura
Procurada a Secretaria Municipal de Saúde não respondeu, até a publicação desta matéria, sobre algum planejamento de PSF para o Residencial Avelino Lima Barros.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por sua vez, informou que há o planejamento de se iniciar uma construção de praça no local, ainda esse ano.
Foi dito que o bairro está no cronograma da pasta, mas não há data exata por estarem trabalhando em outras praças pela cidade.
Além disso, foi informado que não tem um projeto, mas deve ser o básico do que tem sido feito pela Capital. Atualmente, o padrão de praças de Cuiabá envolve: academia ao ar livre, playground, iluminação de LED, pista de caminhada, instalação de bancos e lixeiras, jardinagem e paisagismo. Em locais que o espaço permite, também são construídos um ParCão e quadra poliesportiva.



