Política

Deputados aprovam projeto de lei que amplia área para desmatamento

Deputados estaduais aprovaram em segunda votação e redação final o Projeto de Lei Complementar (PLC) que amplia em 37 mil metros cúbicos a área limite para exploração de madeira. Licenciados passarão ter o direito de derrubar árvores para venda pela extensão de 49,5 mil metros cúbicos. A lei atual limita o tamanho a 12 mil metros cúbicos.

Dezesseis parlamentares votaram a favor da modificação. Houve voto contrário de deputados Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), delegado Claudinei (PSL) e Wilson Santos (PSDB).  Esses deputados afirmam que a modificação abre espaço para aumento do desmatamento sem o compromisso de reflorestamento das áreas atingidas.

O PLC 48/2019, de autoria do Executivo, altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar 233/ 2005, que legisla sobre a exploração florestal em Mato Grosso. A lei passará a ter mais dois artigos, o 41-A e o 65-A.

O artigo 1º do acrescenta o artigo 41-A que dispensa a emissão de guias florestais “para o transporte de produtos e/ou subprodutos florestais provenientes de plantios ou reflorestamento de espécies exóticas, bem como de produtos e subprodutos beneficiados desta mesma origem, exceto de espécies constantes nos anexos da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES)”.

O artigo 2º altera o caput e o parágrafo único do artigo 65 da lei complementar 233, proibindo “o corte e a comercialização da castanheira (Bertholetia excelsa) e seringueira (Hevea spp) e das demais espécies com restrição de corte em áreas nativas, primitivas e regeneradas”.

Também acrescenta o artigo 65-A, com a proibição do corte do pequizeiro (Caryocar spp) em áreas fora do limite do bioma Amazônia no território de Mato Grosso, exceto no caso de exemplares plantados.

O governo afirmou na justificativa da PLC 48/2019 que a alteração é necessária para adequar a legislação estadual à federal, conforme portaria 32, de janeiro de 2019, do Ministério do Meio Ambiente, que proíbe o corte do pequizeiro.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões