A cidade criativa e sustentável, que faz uso da tecnologia é o que denominamos “Cidade Inteligente”. O Smart City são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamentos para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.
Este conceito vem sendo difundido desde 2000, transformando as cidades mais eficientes e seguras. Apesar de relativamente recente, o conceito de Smart City já se consolidou como assunto fundamental na discussão sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado global de soluções tecnológicas.
As cidades principalmente dos países emergentes, em busca de melhorias no mercado internacional, estão investindo em produtos e serviços inteligentes para sustentar o crescimento econômico e as demandas da nova classe média.
Na disputa do domínio dos negócios nacionais e internacionais, países desenvolvidos buscam melhores soluções de aprimoramento na estrutura urbana existente para permanecerem competitivos.
Ao definir ou planejar a cidade que deve ou não ser considerada “inteligente”, é de muita importância o desenvolvimento construtivo das atividades e fatores que tonaram a cidade mais inteligente ou não.
A participação dos cidadãos nesse processo de planejamento do uso da tecnologia do futuro é de grande importância. O poder público e o setor privado devem trabalhar juntamente para a melhoria nos processos e ações, oferecendo as possibilidades para uma ampla gestão para um município saudável a essas condições.
A transformação e passagem evolutiva envolve o uso extensivo de sistemas digitais de comunicação e informação por parte dos órgãos públicos.
Na era da informação, a Smart City é a revolução da tecnologia da comunicação.
www.facebook.com/arqedmilsoneid