Política

Quatro deputados de MT votaram para cobrança de bagagem em avião

Quatro deputados de Mato Grosso votaram pela manutenção do veto da Presidência à franquia de bagagens gratuitas em viagens de avião. O texto foi votado na noite desta quarta-feira (25) na Câmara, com votação apertada a favor do governo (247 a 187). Eram necessários 257 para a derrubada.

Sete parlamentares de Mato Grosso participaram da votação: Carlos Bezerra (MDB), Leonardo Albuquerque (Solidariedade), José Medeiros (Podemos) e Nelson Barbudo (PSL) votaram sim. Emanuel Pinheiro Neto (PRB), Juarez Costa (MDB), Rosa Neide (PT) votaram contra o veto.

A autorização de cobrança do despacho de bagagem foi dada em 2016 pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A norma dá ao passageiro o direito de levar na cabine uma bagagem de mão de até 10 quilos.

Segundo a agência reguladora, "o modelo atual desobriga o passageiro que embarca sem bagagem de arcar com os custos do transporte das malas daqueles que preferiam despachá-las".

Segundo o texto aprovado pelo Congresso, a franquia mínima deveria ser de:

23 quilos nas aeronaves de mais de 31 assentos; 18 quilos para as aeronaves de 21 a 30 assentos; 10 quilos para as aeronaves de até 20 assentos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões