O governador Mauro Mendes participará de uma série de eventos em Nova York, nesta semana, ligada ao meio ambiente. E a principal agenda do governador será desafumaçar a imagem do Estado, ainda na discussão sobre queimadas na floresta amazônica.
Representantes de Países vão se reunir na Semana do Clima, de 20 a 23 de setembro. Mendes irá participar de uma série de eventos, paralelo ao evento principal conduzido pela ONU (Organização das Nações Unidas), incluindo mesa redonda e palestra, para demonstrar que a produção no Estado é sustentável, respaldada por critérios de preservação.
“Vamos demonstrar para o mundo, para os investidores, para os parceiros comerciais e também para as autoridades públicas que Mato Grosso é o lugar do planeta que mais se produz alimento preservando 63% do seu território. Aqui não se tolera o desmatamento ilegal e que as leis são aplicadas”.
O governador também irá apresentar os trabalhos que foram realizados e estão em andamento no Estado, ligados ao programa PCI (Produzir, Conservar e Incluir).
Na semana passada, em entrevista ao jornal O Globo, Mendes disse que, em seu discurso na ONU, irá defender a legislação brasileira que permite a exploração de até 60% da área ambiental. Disse ainda que irá cobrar dos atores interessados na preservação da floresta amazônica meios de compensação econômica que reponham o que será deixado de produzir.
Mauro Mendes irá viajar acompanhado dos secretários Mauro Carvalho (Casa Civil) e Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente), além da chefe do Escritório Internacional do governo, Rita Chiletto, e de um ajudante de ordem.
A primeira-dama Virginia Mendes também estará na comitiva. Contudo, toda a despesa será custeada por ela mesma, sem ônus ao erário público, pelo fato de Virginia não exercer cargo na administração.
As palestras e debates que o governador irá participar terão como público empresários, ministros, apoiadores e doadores bilaterais e multilaterais, instituições financeiras, cientistas líderes, sociedade civil, mídia e entidades ligadas ao meio ambiente. Todos formadores de opinião ou financiadores de projetos em prol do meio ambiente.