Política

Dodge pede ao TSE que casse o mandato da senadora Selma Arruda

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um parecer favorável à cassação do mandato da senadora Selma Arruda (PSL-MT). No documento entregue ontem (10) ao tribunal, a procuradora defende a manutenção da decisão do TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso) e pediu novas eleições para o cargo de senador. 

"Nesse contexto, inegável que a conduta descortinada comprometeu a normalidade, a legitimidade e o equilíbrio do pleito, razão pela qual revela-se irretocável a conclusão à qual chegou a Corte regional", afirmou Raquel Dodge. 

O tribunal regional cassou, em abril deste ano, por unanimidade o mandato de Selma Arruda, sob julgamento de abuso do poder econômico e caixa 2. Ela recorreu, em primeira instância, da decisão e teve o pedido parcialmente negado. 

Hoje, o caso é analisado pelo TSE. O parecer da procuradora-geral da República deve ser juntado ao processo. Na primeira instância, além da condenação, o colegiado eleitoral determinou que seja realizada nova eleição para senador. 

Em nota, a parlamentar disse que a manifestação da Procuradoria não se trata de um pedido de afastamento imediato do mandato. Dodge teria somente se manifestado pela manutenção da decisão TRE-MT. 

Disse ainda “estranhar” que os autos terem chegado ao Ministério Público Federal ontem (10) e o parecer, com 75 laudas, ter sido assinado pela PGR na mesma data. 

“Há sério indicativo de que o parecer já se encontrava pronto, por encomenda, ou que a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, não tivesse mais nada a fazer, únicas hipóteses que justificariam tal concomitância”. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões