Deputados de Mato Grosso aprovaram nesta quarta-feira (14) o projeto de lei que regulamenta os esportes equestres. O texto do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) teve 21 votos favoráveis após discussões em plenário para tentar sobre o adiamento da segunda votação.
O projeto estabelece como patrimônio cultural de Mato Grosso, práticas de esportes de rodeio, vaquejada, cavalgada e das atividades correlatas, como montarias, provas de laço, apartação, bulldog, provas de rédeas, provas dos três tambores, etc.
“Estamos tem hoje grandes dificuldades em entendimento, procedimento, regulamentação [dos esportes equestres]. Talvez, se espelha muito em regulamentação nacional e nenhuma medida interna, ao mesmo tempo em que temos provas milenares em nosso Estado, tendo Poconé como referência. E em todas essas provas as famílias são muito participantes”, disse Dal Bosco.
O projeto de lei é composto por 50 artigos com regras para garantir o bem-estar dos animais nas competições, em treinos e também a manutenção continuada da saúde deles. Também traz obrigação e punições para os envolvidos em eventos equestres como promotores, veterinários, juízes e competidores, que deverão observadas medidas de transporte, alojamento, alimentação e condução dos animais, durante as provas.
O texto entrou em pauta em fevereiro deste ano e teve consulta do Ministério Público do Estado, do governo, organizadores de eventos, além de alterações de feitas por outros três parlamentares, além do autor.