Política

Tesouro autoriza trâmite de empréstimo, mesmo com descumprimento de acordo

A STN (Secretaria do Tesouro Nacional) autorizou que o pedido de empréstimo de Mato Grosso com o Banco Mundial siga em trâmite mesmo com o descumprimento de acordo de reajuste fiscal assinado que deveria ser implantado no ano passado. O acordo foi assinado em 2017 no governo de Pedro Taques, assim como outros Estados, no realinhamento fiscal conhecido como PAF (Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal).

A secretaria autorizou a continuidade da análise em reunião na manhã desta terça-feira (13) com o governador Mauro Mendes e o secretário de Fazenda Rogério Gallo. Mato Grosso busca a contratação de US$ 250 milhões para quitar a dívida com o Bank of America.

“Mais um capítulo para nós conseguirmos efetivar a nossa repactuação de dívida do Bank of América com o Banco Mundial. Agradeço muito aos técnicos do Tesouro que estão tendo uma atitude muito diligente com o Estado de Mato Grosso atendendo a nossa bancada federal e o senador Wellington Fagundes (PR). Ainda temos outras etapas para serem vencidas”, disse o governador.

O empréstimo tem outras duas etapas para caminhar antes da autorização final. Uma é passagem pela Comissão Especial de Assuntos Econômicos e o plenário do Senado. Antes disso, o texto terá que ser liberado pelo Planalto, o que não tinha previsão até o fim da manhã de hoje.

Antes do acordo de hoje com a STN, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu duas vezes a favor do empréstimo ao acatar recursos de Mato Grosso contra objeções apresentadas pelo Tesouro sobre descumprimento da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

O secretário Mansueto Almeida disse que o trabalho realizado pelo Estado em 2019 tem contribuído para o reajuste fiscal, como o pacote de contenção de gastos aprovado em janeiro pelos deputados estaduais.

 “O governador pegou um Estado com as contas desequilibradas, que está com nota C e já, desde o início do ano, tem aprovado medidas importantes na Assembleia Legislativa, sinalizando que o Estado busca, de fato, um equilíbrio fiscal de recuperar a sua capacidade de investimento”.

Na semana passada, o secretário Rogério Gallo disse que prazo razoável de início do trâmite no Senado é até o dia 14 deste mês, o que daria tempo para análise na comissão especial e no plenário, com previsão de encerramento no próximo dia 27. A próxima parcela da dívida com o Bank of America vence em setembro.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões