Política

Comissão aprova relatório de Selma a projeto que prevê demissão de servidores

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o relatório da senadora Selma Arruda (PSL-MT) ao Projeto de Lei Complementar que regulamenta a demissão de servidores com baixo rendimento em serviço com a exoneração. O senador Jayme Campos (DEM-MT), integrante da CAS, disse que a aprovação se apoia em “questão relevante” do assunto.

O texto foi aprovado nesta quarta-feira (10) com pedido da senadora para que a tramitação entre em regime de urgência. A manobra exclui a avaliação da proposta por outras duas comissões, a de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e a de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

Parâmetro para a eventual demissão, o desempenho funcional dos servidores deverá ser apurado anualmente por uma comissão avaliadora, garantindo-se o direito ao contraditório e à ampla defesa. As regras sugeridas no projeto deverão ser seguido nas administrações públicas federal, estadual, distrital e municipal.

Selma Arruda acatou a versão que aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), um substitutivo do senador Lasier Martins (Pode-RS) ao projeto original da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

A senadora rejeitou as nove emendas apresentadas à comissão e acrescentou apenas uma modificação, que inaugura as avaliações periódicas no dia 1º de maio do segundo ano após a entrada em vigor do texto. Originalmente, esse intervalo era de um ano.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões