Opinião

Retenção de líquidos

retenção de líquidos (edema) é quando o corpo fica inchado pela presença excessiva e anormal de água entre as células do corpo. Por meio desse acúmulo, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia. O acúmulo de líquidos no corpo causa inchaço, que pode ser facilmente percebido, pelo aumento do volume abdominal, do rosto, e principalmente nas pernas, tornozelos e pés. Pressionar com o polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e depois observar se a região ficou marcada é uma forma fácil de descobrir que está retendo líquidos. A marca da meia no tornozelo ou a marca da roupa apertada na cintura também servem de parâmetro para avaliar se a pessoa está com retenção de líquidos. 

Existem mecanismos bastante sofisticados para manter o equilíbrio dos líquidos no corpo. Mais de dois terços do nosso corpo é composto por água, contudo, todos os fluidos corporais, inclusive o sangue, são compartimentalizados de acordo com sua função. Algum desequilíbrio nesses mecanismos tais como variações de pressão sanguínea regional, quantidade de proteínas no sangue, quantidade de sais disponíveis no corpo, ação da força da gravidade, sedentarismo, entre outros fatores, pode favorecer o aparecimento do edema.

Outras causas possíveis de retenção de líquidos são problemas renais, cardíacos ou hepáticos, doenças da tireóide que provocam um tipo específico de edema, remédios, como alguns anti-hipertensivos, que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos, reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manterem-se competentes contra o extravasamento líquido. Existem casos em que a retenção de líquidos ocorre em períodos nos quais há alterações metabólicas como na TPM, na menstruação e na gravidez. Na maioria das vezes, porém, os pequenos inchaços têm causa local, como a circulação local insuficiente.

O diagnóstico de retenção de líquidos é baseado na avaliação médica do quadro clínico. Pode ser necessário também pedir alguns exames de sangue que dosam a quantidade de sais e proteínas, assim como uma avaliação cardíaca, hepática, renal, imunológica e tireoidiana. Às vezes, se faz necessário também realizar exames para avaliar as veias e artérias próximas ao local mais afetado pelo inchaço. Para cada tipo de inchaço deve haver uma causa, que requer um tratamento específico.

Para combater a retenção hídrica é recomendado tomar chás, fazer exercícios, cuidar da alimentação, ter alguns cuidados, e em último caso, o médico pode indicar o uso de remédios diuréticos. Qualquer chá já tem efeito diurético, porque basicamente quanto mais água a pessoa ingere, mais urina ela irá produzir. Esta urina estará repleta de toxinas e irá levar também o excesso de líquidos do corpo. No entanto, certas plantas aumentam esse efeito diurético dos chás, como acontece com o chá verde, cavalinha, hibisco, gengibre e salsa.

Praticar exercícios também é uma excelente forma natural de desinchar o corpo com efeito rápido, contribuindo para o emagrecimento. A contração de grandes grupos musculares como braços, pernas e glúteos força o excesso de líquidos a ser eliminado através da urina. Por isso, é comum sentir vontade de urinar após 1 hora de exercícios na academia. Alguns exercícios que podem ser indicados são a caminhada rápida, corrida, andar de bicicleta com uma marcha pesada para haver maior esforço das pernas e pular corda, por exemplo.

Beber água, cerca de 2 litros por dia, ou chá, substituir o sal para preparar ou temperar os alimentos por ervas aromáticas, como salsinha ou orégano, por exemplo, evitar os alimentos como os enlatados, embutidos ou outros que tenham muito sal, evitar ficar muito tempo de pé, sentado ou com pernas cruzadas, ingerir alimentos ricos em água, fazer drenagem linfática, que é uma massagem específica para reduzir o excesso de líquido no corpo, colocar as pernas para o alto no final do dia, são algumas coisas que pode fazer para desinchar ou mesmo prevenir o inchaço.

Qualquer dúvida procure seu médico e evite a automedicação. Boa semana a todos!

 

DRA POLIANA PELISSARI

MÉDICA GENERALISTA PELA UNIFENAS BH

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do