O inverno começou nesta sexta-feira (20), mais exatamente ao meio-dia. No mesmo horário, a temperatura em Cuiabá estava próxima à máxima de 35°C, que o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) previa para o dia. E também para as duas próximas semanas.
Nos primeiros 15 dias da estação do frio, o calor não deve dar trégua na capital. A temperatura mais amena neste período que nos fará lembrar a estação não ficará abaixo dos 20°C. Exceto para a próxima segunda-feira (24), que tem previsão de mínima de 19°C. Mas, será um dia com predomínio do sol, de poucas nuvens no céu, o que pode não deixar a amenidade fazer muita diferença. Para o mesmo dia, a máxima prevista pelo centro é de 33°C.
Para quinta-feira (27), a mínima é de18°C e a máxima de 34°C. Nas próximas duas semanas, pode ser o dia com a sensação mais acentuada de temperatura, já que o céu deve estar parcialmente nublado.
Para o restante, contando até o dia 3 de julho, uma quarta-feira, a temperatura mínima irá pular entre 21°C e 23°C, enquanto a máxima poderá ter variação entre 36°C e 37°C. Para comparação, no dia mais quente nos últimos três anos houve registro de 41°C.
Conforme, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o inverno deste ano deverá ter temperaturas mais altas no Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País. Isso significa que o clima será mais seco o que poderá ser propícios para outros fenômenos.
Para o Centro-Oeste, a previsão é de que os incêndios florestais serão propícios devido à conjugação de três fatores: a baixa umidade relativa do ar, a menor ocorrência de chuvas e as temperaturas acima da média, que devem marcar, principalmente, os meses de agosto e setembro. Na região, informa o Inmet, a previsão é de que a umidade relativa do ar fique abaixo de 30%, tendo, em alguns momentos, picos mínimos abaixo de 20%.
Conforme explica o Inmet, o inverno tem como característica a redução de chuvas nas três regiões e em partes do Nordeste e do Norte do Brasil. Com a diminuição da temperatura, ocasionada pelas massas de ar frio do sul do continente, amplia-se a probabilidade de ocorrerem geadas nas regiões Sul e Sudeste e no estado de Mato Grosso do Sul, além da queda de neve nas áreas serranas e planaltos do Sul do país e friagem em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. As condições típicas da estação, que incluem inversões térmicas durante as manhãs, também podem produzir a formação de nevoeiros e névoa úmida nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.