Uma operação conjunta entre as Polícias Civis do Espírito Santo e de Mato Grosso aponta que Geraldo Riva e José Henrique Riva, irmão e sobrinho, respectivamente, foram os mandantes do assassinato de Joaquim Riva, tio do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Geraldo Riva. O crime ocorreu em 9 de março, no município de Dores do Rio Preto-ES.
A Polícia Civil capixaba já decretou a prisão preventiva de ambos. De acordo com o delegado Carlos Henrique Engelmann, de Juara (640 km de Cuiabá-MT), as investigações levaram a outros dois suspeitos, que foram presos no Estado do Rio de Janeiro.
Segundo Carlos, ficou constatado no interrogatório que um dos presos tinha ligações com outro participante da execução, morador de Juara. “Após uma ação de inteligência da PC-ES, esse terceiro indivíduo foi identificado e também teve a sua prisão decretada”.
Trata-se de Valdeir Soares dos Santos. Ele foi preso nesta segunda-feira (17) na cidade mato-grossense. O delegado disse que Valdeir contou, com detalhes, em depoimento, como o crime foi encomendado. “Ele foi contratado pelo tio e pelo sobrinho da vítima por R$ 30 mil, sendo que R$ 15 mil foram pagos antes do crime e a outra metade foi quitada após a execução”.
A motivação do crime, segundo as investigações, seria uma suposta ameaça de morte que Joaquim fez a José Henrique.
Geraldo Riva e José Henrique Riva estão foragidos.