Crescendo 7% ao ano, segundo dados do setor, as franquias estão em franca expansão no Brasil. Apenas no terceiro trimestre deste ano, o modelo de negócio gerou mais de 80 mil empregos. Com mais de seis décadas oferecendo produtos de alta qualidade, que tornaram a marca referência em Mato Grosso, a Casa Prado lançou em outubro do ano passado seu modelo de franquia, que deverá fazer com que a loja de roupas masculinas aumente o número de pontos de venda, atualmente oito.
O projeto da franquia da Casa Prado, explica o diretor comercial e de marketing da empresa, Geraldo José do Prado, foi elaborado pela maior consultoria em franquia da América Latina, a Cherto, fundada em 1986.
“Eles fizeram um trabalho de altíssima qualidade para nosso projeto de franquia. Foram elaborados todos os manuais e estamos prontos para receber novos franqueados”.
Geraldo ressalta que a ideia de expandir as operações da rede por meio de franquias ajuda a fortalecer valores cultivados desde a fundação da Casa Prado, o bom atendimento e o relacionamento com os clientes.
“Com as franquias, temos o dono do negócio dentro da loja, justamente para cuidar disso. Então, em cada uma das lojas, o cliente que já conhece a Casa Prado e sabe dos nossos diferenciais, além dos produtos de grande qualidade, terá o mesmo atendimento que o cativou”.
Piloto – Todo o trabalho desenvolvido pela empresa já foi colocado em ação na primeira franquia da rede, em Sinop. Lá, Leonardo Batista Cortez Sampaio e Laís de Almeida inauguraram em outubro deste ano a Casa Prado para atender os consumidores do município e da região. Os resultados, destaca Leonardo, superaram as expectativas.
“A aceitação aos produtos foi e está sendo muito grande. Ultrapassamos, inclusive, o faturamento esperado quando o projeto foi elaborado”.
Entre a conclusão do projeto e a inauguração da loja, pouco mais de três meses foram transcorridos. “Analisamos a região e vimos que havia espaço para uma loja de roupas masculinas de qualidade. Eu já comprava na Casa Prado, meu pai também e vimos a oportunidade. A melhor solução foi mesmo montar uma franquia da rede”.
Geraldo pontua que a primeira franquia, de Sinop, possibilitou a verificação, na prática, do projeto elaborado pela Cherto. “Deu muito certo, funcionou tudo muito bem. Aliamos um bom modelo de franquias com as vantagens da marca, que já é consolidada – o que facilita em relação ao início de um novo negócio -, que tem tempo de mercado e produtos conhecidos”.
Para 2019, o diretor comercial e de marketing da empresa prevê a intensificação das conversas já iniciadas com franqueados interessados para concretizar a abertura de novas unidades. “Estamos prontos para trabalhar de forma ativa neste projeto e repetirmos o sucesso alcançado há mais de 60 anos”, finalizou Prado.
Novo conceito
As futuras unidades contam com um novo conceito para o consumidor, a Flagship Store, uma tendência adotada por grandes marcas do varejo masculino em todo o mundo. “Quisemos criar para esta loja uma nova experiência de compra aos nossos clientes. Queremos estimular os sentidos dos nossos consumidores, que terão contato direto com os produtos, gerando uma sensação especial”, explica Geraldo José do Prado.
A primeira unidade com este conceito foi inaugurada no Shopping Estação Cuiabá. Lá, ternos, Camisas, camisetas, pólos, calçados, calças e acessórios estão à mão dos clientes que podem, mais do que ver, sentir a qualidade dos produtos vendidos pela rede, o que gera uma interação ainda mais especial. Além disso, a loja está preparada para receber os clientes que buscam ternos e camisas sob medida, sinônimo de personalização em grau máximo e estilo de vida. “Este novo espaço será um lugar de experimentações em torno dos produtos, por meio de ações especiais e eventos”, destaca Geraldo.