Assunto da ordem do dia, sobretudo em um dos estados mais produtivos do país, o uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas nas lavouras do Estado estará em pauta em audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso nesta quarta-feira (12). A partir das 14 horas, convidados relacionados ao tema estarão em debate no Plenário Mário Cardi, na sede da entidade.
Subsidiados pelas comissões de Meio Ambiente, Assuntos Fundiários e Saúde da OAB-MT, os participantes poderão acompanhar o debate proposto por instituições representantes do setor produtivo de Mato Grosso, assim como órgãos do setor ambiental e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso e demais entidades de pesquisa. Representantes do Poder Legislativo também farão parte da discussão.
De acordo com o secretário-geral da OAB-MT, Flávio Ferreira, a instituição tem sido demanda a se posicionar sobre o tema. “Decidimos por realizar essa audiência pública para discutir a questão em virtude das demandas que recebemos, assim como as autoridades, sobre o uso dos defensivos agrícolas em Mato Grosso, onde a economia depende muito desse setor”, comentou.
Também foram convidados parlamentares federais por Mato Grosso, representantes de secretarias de Meio Ambiente do Estado e municipais, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, universidades privadas, dentre outras instituições.