Nacional

Com show de Cristiane, Brasil estreia com vitória

  O Brasil estreou na Copa do Mundo feminina carregando o fardo de nove derrotas consecutivas na preparação e sem Marta. Mas isso foi deixado para trás. Principalmente por conta dos talentos individuais e do enorme talento de Cristiane, a Seleção Brasileira venceu a Jamaica por 3 a 0 no Stade des Alpes, em Grenoble, na França. Andressa Alves, com duas assistências, também se destacou.  
 
Na próxima rodada, as brasileiras encaram a difícil Austrália. Com uma rivalidade recente, as australianas chegam com a necessidade de vitória nesta partida após a derrota para a Itália na estreia. A partida será na próxima quinta-feira, às 13h (de Brasília).  

ABAFA INICIAL 

A Seleção adotou a pressão desde os primeiros minutos da partida e deixou a Jamaica encurralada na defesa. Apesar das boas articulações, as brasileiras se mostraram nervosas na hora da finalização e demoraram a se encaixar. Debinha foi a que mais desperdiçou chances. 
 
A insistência deu resultado. Ditando o ritmo no meio-campo sem a presença de Marta, Andressa Alves foi a autora da assistência para abrir o placar. Aos 15 minutos, a camisa 7 deu belo cruzamento na cabeça de Cristiane, que com ótimo posicionamento marcou para o Brasil. 
 
NERVOSISMO E ERROS 
 
O Brasil pecou na hora de definir e deixou explícita a ansiedade nas finalizações. Com uma ótima atuação da goleira jamaicana Sydney Schneider, as brasileiras tiveram dificuldades para acertar o último passe, com erros de Debinha e Cristiane. A melhor chance de ampliar foi em um pênalti aos 36 minutos, mas Andressa Alves bateu mal. 

CRISTIANE DECIDE 
 
O Brasil voltou do intervalo com uma postura mais recuada e isso se intensificou após o segundo gol de Cristiane na partida. Logo aos quatro minutos, Formiga escorou no meio e a sobra caiu nos pés de Debinha. A camisa 9 abriu para Andressa Alves, que foi à linha de fundo e cruzou. A bola passou por duas jogadoras e sobrou para a camisa 11, livre, escorar para o gol. De falta, a atacante ainda deixou o terceiro antes de ser substituída. 
 
Com o jogo mais tranquilo, a Seleção Brasileira adotou mais cautela, mas viu a Jamaica chegar com perigo pelos espaços defensivos. Com boas defesas de Bárbara e erros na pontaria das adversárias, o time de Vadão tomou sustos durante o segundo tempo, mas conseguiu segurar o resultado. 
 
PODIA TER MAIS 
 
Foi uma partida confortável do Brasil no geral. A equipe, inclusive, poderia ter aproveitado para aumentar o saldo de gols, que pode ser importante no futuro. Se não fosse a goleira Schneider e os erros de finalização, a vantagem poderia ser maior. 
 
RECORDES 
 
A partida de estreia da Seleção Brasileira marcou dois recordes importantes. Incansável, a meio-campista Formiga se tornou a primeira jogadora entre homens e mulheres na história a disputar sete Copas do Mundo. Além disso, aos 41 anos, ela é a mais velha a entrar em campo no Mundial feminino. 
 
Já Cristiane, com os gols, se tornou a segunda maior goleadora brasileira em mundiais com 10 gols, ultrapassando Sissi, com sete. Marta tem 15 e pode se tornar a artilheira das Copas entre homens e mulheres se marcar nos próximos jogos. O alemão Klose tem 16. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus