Várias entidades ligadas à educação dos municípios de Mato Grosso se reuniram, nesta quarta e quinta-feira (05 e 06), no Encontro Estadual dos Conselhos de Educação, realizado no município de Sinop (a 500 quilômetros de Cuiabá). Com o tema “Base Nacional Comum Curricular: experiências e desafios na construção dos projetos políticos pedagógicos após a homologação do DRC/MT”, o encontro debateu a implementação do Documento Referência Curricular (DRC/MT) nas unidades educacionais de Mato Grosso.
Após a homologação do DRC-MT, em 2018, as políticas educacionais estão voltadas para a sua implementação, por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar e da formação continuada dos profissionais da educação infantil e ensino fundamental, além do fortalecimento do regime de colaboração.
Conforme destacou a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o documento referência já foi discutido com todos os municípios e socializado nas unidades educacionais, com a participação da comunidade. Agora, segue para a etapa de implementação, com a formação dos profissionais da educação e dos redatores das áreas específicas para que possam, de forma objetiva, se apropriar melhor, discutir e formalizar a organização do projeto político pedagógico nas escolas.
“A BNCC e o documento referência vêm trazendo a tecnologia educacional como foco para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, como também vêm discutindo a grande importância da alfabetização e do letramento. Precisamos garantir essa alfabetização e esse letramento na idade certa e outras ações desenvolvidas pelas próprias unidades educacionais para que a educação básica seja fortalecida no estado”, observou.
Segundo a secretária, o encontro foi um momento importante para discutir melhorias para a educação de Mato Grosso, bem como o regime de colaboração e divulgar algumas experiências exitosas que são executadas pelos conselhos municipais de educação em relação à BNCC. “Esperamos o fortalecimento dos municípios para a normatização da base curricular numa perspectiva de garantir a aprendizagem de nossos alunos”, destacou.
A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, também destacou a importância do regime de colaboração entre as secretarias de educação estadual e municipais, conselhos de educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime) para o fortalecimento da educação no Estado. “Os desafios são muitos e precisam ser superados. Mas acredito que juntos vamos encontrar alternativas para colocar em prática todas as metas e diretrizes que precisam ser implantadas para avançarmos”, disse.
O evento foi promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conselhos Estadual de Educação (CEE) e Municipal de Educação de Sinop, Undime, Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Sinop (Smeec), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sinop, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de MT (Sintep) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Para o presidente da Uncme e presidente do Conselho Estadual de Educação de Sinop, Edemar Jorge Kamchem, essa é a oportunidade de os municípios entenderem um pouco mais e debaterem sobre e que é específico de cada região e que não consta no documento referência.
“O nosso papel, enquanto conselheiros, é fazer a diferença nas unidades escolares, ou seja, nosso trabalho é mobilizar e fazer com que o conhecimento chegue lá na ponta e a educação do município e do estado seja reconhecido nacionalmente. Por isso é importante que, quando retornarmos ao nosso trabalho, a gente faça a diferença e contribua com nossos colegas que não puderam estar aqui”.
BNCC
A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.