Política

Botelho afirma que LDO 2020 prevê reajuste de 2,8% para os duodécimos

O governo do Estado prevê aumento do duodécimo para os Poderes na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2020. Conforme o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), o texto já protocolado pelo Executivo prevê reajuste pela inflação, diferente do projeto de 2019, no qual os duodécimos foram incluídos por emendas parlamentares. A estimativa inicial é reajuste fique em 2,8%.

“Não é uma proposta muito diferenciada [de 2019], está dando a correção da inflação praticamente para os Poderes, para os órgãos independentes, no mais está seguindo a mesma linha [de regras do orçamento deste ano]”, disse Botelho, nesta quinta-feira (6).

No entanto, disse ainda que não há previsão de aumento salarial para servidores no próximo ano. Botelho afirmou que o texto deve ser votado até o dia 15 julho a LDO 2020. Cópias do documento já foram distribuídas para os 23 deputados e para os representantes de outros Poderes, como Judiciário e Ministério Público, com prazo de trinta dias para a apresentação de emendas.

“O que veio de previsão [orçamentária] é muito pequeno, porque a situação do Estado ainda é muito complicada. Nós temos uma previsão de até em julho termos uma melhora na receita, com tudo que fizemos através do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) de 10% [de aumento da receita], e hoje isso está em 3,5%. Houve melhora da receita através do Fethab, mas a receita federal diminuiu”.

Botelho disse ainda que terá que liberar a pauta de 40 vetos que ameaçam travar a votação nos próximos dias. Os mais polêmicos são estão vinculadas à Lei Responsabilidade Fiscal estadual e à inclusão do FEX (Auxílio de Fomento à Exportação) na receita recorrente líquida do Estado.

“Todos os vetos podem travar a pauta. Os deputados ainda não pediram, mas se ocorrer alguma coisa que eles desgostam na votação, podem pedir e isso vai travar a pauta e deixar a LDO para o segundo semestre, isso nós não queremos”.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões