Política

Bolsonaro chega a Mato Grosso para lançar projeto ‘Juntos pelo Araguaia’

Chegou em Mato Grosso por volta das 09h15min, o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), que lança em Barra do Garças (515 km de Cuiabá-MT) o projeto ‘Juntos pelo Araguaia’, onde os governadores Mauro Mendes (DEM) juntamente com o governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM), assinarão com o presidente, um convênio entre os Governos Federal e Estaduais para o plantio de mudas em propriedades às margens do Rio Araguaia.

Um forte aparato de segurança com detectores de metais e militares do exército foi montado para a proteção do presidente que chegou com um colete a prova de balas no evento, por baixo da camisa. Centenas de moradores do estado e de Goiás prestigiam o evento e apoiam o presidente que foi ovacionado na sua chegada.

A rede hoteleira do município comemorou a vinda do presidente para Barra do garças, pois os hotéis ficaram com todos os quartos ocupados. Durante o evento, também será firmado um acordo de cooperação técnica entre as Secretarias de Meio Ambiente dos Estados de Goiás (Semad) e Mato Grosso (Sema) e os Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional.

Às 14h30, os governadores Mauro Mendes e Ronaldo Caiado visitarão propriedades com áreas degradadas e farão um plantio simbólico de mudas de espécies nativas, simbolizando o início do programa. Do lado mato-grossense, o ato será realizado na Fazenda Pôr do Sol, no município de Pontal do Araguaia. Já em Aragarças, o local escolhido foi a Fazenda Bela Vista.

“Juntos pelo Araguaia”

O programa prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradas em 27 municípios da região, sendo 5 mil em cada um dos Estados, Mato Grosso e Goiás. Na primeira etapa, o objetivo é recompor as florestas protetoras de áreas de preservação permanente e manejar pastagens e atividades agropecuárias com tecnologias de agricultura de baixo carbono, bem como implantar sistemas agroflorestais nas zonas de recarga de aquíferos, nas cabeceiras e nos afluentes que formam o Rio Araguaia.

Privilegiando as cabeceiras do rio que corta cinco estados em um percurso de 2600 quilômetros, a área de abrangência da atuação em Mato Grosso engloba os municípios que compõem o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Tesouro, General Carneiro, Barra do Garças.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões