Cidades

Rede de drenagem vai solucionar problema de avenida do bairro João Bosco Pinheiro

A Prefeitura de Cuiabá avança com a obra de pavimentação no bairro João Bosco Pinheiro, situado na região Norte da Capital. Com a ordem de serviço assinada em abril, o trabalho se encontra na fase de construção da rede de drenagem pluvial e é realizado, neste momento, na Avenida Soares de Andrade. A via é uma das mais movimentadas da região e também dá acesso à comunidade vizinha Jardim Primeiro de Março.

Apesar de já ter recebido o revestimento asfáltico, em anos anteriores, a atuação na avenida se fez necessária justamente por conta da primeira intervenção não ter englobado a edificação do sistema de escoamento d´água. Dessa forma, a parte mais baixa da via era sempre prejudicada pelo volume de água, principalmente durante o período chuvoso. A falta da estrutura, além de transtornos aos condutores, amplificava os riscos de alagamento na região.  

O trabalho de correção foi iniciado no entroncamento com a Rua M e seguirá até o encontro com a Rua S, totalizando cerca de 300 metros. Em toda extensão, serão instaladas manilhas de 60mm, 80mm, e 1m, conforme as especificações estabelecidas no projeto. Além da tubulação completa, ao fim da etapa, a avenida contará com quatro bocas de lobo distribuídas em pontos estratégicos.

“A principal determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é que as obras sejam entregues com qualidade. E, neste caso, não podemos avançar com a pavimentação nas outras ruas do bairro sem sanar esse problema. Sem a rede de drenagem, a malha viária tem sua vida útil reduzida e a população é quem acaba sofrendo com as condições ruins da pista”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

Em um prazo de 300 dias, o bairro irá receber 2,14 quilômetros de rede de drenagem, pavimentação e construção de meio-fio e calçadas. A obra faz parte do programa Minha Rua Asfaltada e recebe um investimento de R$ 2.312.273,99. O recurso é fruto de um trabalho de articulação liderado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, que resultou na chegada de R$ 50 milhões para investimento em infraestrutura, via financiamento junto ao Banco do Brasil.

O programa

Implantado em 2017, o programa Minha Rua Asfaltada se consolidou como uma grande ação de infraestrutura. A medida tem levado o benefício da pavimentação para as localidades mais afastadas da região central. Até o momento são mais 40 bairros atendidos pelo programa somando obras concluídas, em execução e em processo de licitação. Para este ano, além de novos lançamentos, a Prefeitura planeja entregar pelo menos 78 quilômetros de asfalto.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.