Cidades

40 mil professores da rede estadual entram em greve a partir desta segunda (27) em MT

Cerca de 40 mil professores da rede estadual de ensino entram em greve nesta segunda-feira (27) em Mato Grosso. Pelo menos 390 mil alunos ficarão sem aula enquanto durar o movimento.

A categoria cobra cumprimento de negociação salarial. A greve foi aprovada por 80% dos 105 municípios com representação do Sintep (Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público).

Os docentes cobram a aplicação do plano de dobra do poder compra de 7,69%. O aumento está em lei homologada em 2013. Conforme o professor Henrique Nascimento, membro da diretoria do Sintep, a dobra foi negociada como mecanismo para equivaler o salário dos profissionais da educação ao ganho dos servidores de outras categorias e vale por dez anos.

“Historicamente, os profissionais da educação têm o menor salário do funcionalismo público, e essa lei de dobra do poder de compra serve para tentar reduzir essa diferença. Ela vinha sendo aplicada precariamente no governo de Pedro Taques (2014-2018), e o governo Mauro Mendes disse, na semana passada, que não tem condições financeiras para aplicação. Mas, tem sim”.

Ele explica que o acordo é diferente da RGA (Revisão Geral Anual), aplicada para a reposição inflacionária a cada fim de ano, índice que seria de 3,41% em 2019. “A RGA trava aplicação do acordo do poder de compra porque ela serve justamente para fazer a reposição inflacionária. A dobra seria o aumento, mas se não houve revisão salarial, a dobra não tem o efeito para o qual foi criada”.

A reportagem procurou o secretário de Comunicação, Mauro Camargo na semana passada, porém a assessoria informou que não o governo não iria se pronunciar naquele momento.

Um balanço da adesão ao movimento grevista ainda deve ser divulgado, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.