Publicado no Diário Oficial dos Municípios, Projeto de Lei do vereador Ícaro Reveles (PSB) sancionado pela prefeita Lucimar Campos no último dia 13 de maio que torna obrigatório a presença de servidores habilitados em primeiros socorros e prevenção de acidentes nas instituições de Ensino Infantil, pública e privada instaladas no Município de Várzea Grande.
De acordo com a Lei, o curso de formação deverá ser ministrado por entidades ou profissionais especializados como o Corpo de Bombeiros Militar, Brigada de Incêndio, Serviço de Atendimento Móvel-SAMU ou Defesa Civil, sem custos para os participantes. Os cursos terão validade de um (01) ano.
De acordo com o vereador Ícaro Reveles: “Este projeto trará mais segurança às crianças e mais tranquilidade às famílias, por saberem que em caso de algum acidente ou problema de saúde, terá um profissional habilitado para prestar socorro imediatamente, até que chegue o SAMU, ou a criança seja levada ao hospital, caso for preciso.”
Este Projeto de Lei é conhecido nacionalmente como “Lei Lucas”. Lucas morreu aos dez anos de idade em Campinas- SP, com asfixia causada por engasgamento, durante um passeio escolar promovido por escola particular. Daí a importância de um trabalho de conscientizar crianças, professores, pais, toda a população sobre a importância da aplicação dos primeiros socorros em caso de perigo, como justifica Reveles.