Cidades

Fiscais da Sema apreendem 144 kg de pescado irregular na Transpantaneira

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendem 144 quilos de pescado e um veículo na Rodovia MT-060, próxima ao posto fiscal da Transpantaneira. O flagrante foi realizada em parceria com a Delegacia de Estado de Meio Ambiente (Dema-MT).

A operação ocorreu na quarta-feira (01), em Porto Jofre, e os peixes das espécies de pacu, peraputanga, piavucu e piava apreendidos seriam comercializados em Cuiabá.  

Os infratores estavam transportando os pescados sem o preenchimento do Documento de Pesca Individual (DPI) e receberam uma multa no valor a cerca de R$ 4,9 mil. Os peixes foram doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Poconé (Apae) e ao Hospital Municipal de Poconé.  

Regras da pesca

Embora esteja fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009, que estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso. As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838/ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.