Política

Elizeu Nascimento vai pedir na Justiça o bloqueio da RGA a outros Poderes

O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) vai pedir que a Justiça anule a sessão da Assembleia Legislativa que suspendeu, em janeiro passado, provisoriamente a aplicação da RGA (Revisão Geral da Anual) ao salário dos servidores do Executivo. A manifestação ocorre um dia após o plenário aprovar, em primeira votação, o projeto de lei enviado pelo Judiciário para aplicação de reposição de 3,48% aos salários de seus servidores.

O parlamentar afirma que ingressará um mandado de segurança (recurso para impedir a violação de direitos) para barrar que os Poderes tenham autorização à correção salarial. Elizeu diz que a modificação inclusa no pacote fiscal do Executivo deveria ser votada pela legislatura instalada a partir de fevereiro. A judicialização foi anunciada na sessão desta quarta-feira (20).

“O jurídico da minha assessoria já está trabalhando nesse assunto há algum tempo e estávamos aguardando que um dos Poderes encaminhasse pedido de aprovação para nos manifestar”.

Elizeu afirma que a liberação da reposição a outros Poderes, paralela à suspensão de mecanismo ao Executivo, fere o princípio de isonomia judicial. Diz ainda que houve articulação política do governador Mauro Mendes para colocar o pacote fiscal em votação por uma legislatura cuja maioria dos deputados não foi reeleita.

“Votei e voto favorável a RGA de todos os Poderes e órgãos independentes, mas é preciso respeitar o principio da igualdade e da isonomia. Por diversas vezes pedimos para que a discussão da RGA fosse promovida por essa nova legislatura, mas o governador fez questão de colocar a discussão sob a responsabilidade de deputados que haviam sido derrotados nas urnas”.

 Um pedido semelhante foi ensaiado pelo deputado João Batista (PROS), alegando que a crise financeira justificada pelo Executivo deveria ser distribuída igualmente para todos os Poderes. Mas, ele voltou atrás na posição após reunião com líderes sindicais. Eles entendem que o pedido semelhante reforçaria a posição do Executivo de crise financeira, o que não é consenso dentre as entidades sindicais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões