Hoje, vamos falar sobre o futuro do trabalho. E você, está preparado? Está se preparando? Nunca estamos totalmente preparados. A evolução é contínua, pois o mundo exige novas competências e temos que estar atentos a elas. Gosto muito de uma pensadora digital que se chama Martha Gabriel. Ela estuda a Inteligência Artificial e seus impactos na nossa vida e no nosso trabalho. Diz ela: “Para não ser substituido por um robô, não seja um robô.” A medida que a tecnologia progride, ela consegue realizar muitos trabalhos que antes eram feitos por nós, humanos. Por isso precisamos APRENDER E REAPRENDER SEMPRE!
“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. Alvin Tofler
E essa é a primeira das três competências que vou abordar aqui.
APRENDER E REAPRENDER exige desapego! Precisamos desapegar da maneira como as coisas aconteciam e eram feitas, e estar abertos às novas soluções. Nas empresas vejo muitos funcionários apegados a processos e burocracias que já não fazem o menor sentido. A pergunta é: se eu deixasse de fazer isso, alguem sentiria falta? Está realmente agregando valor? Meu tempo está sendo bem utilizado hoje? Quanto do meu dia eu dedico para me atualizar e aprender?
Outra competência que percebo como fundamental é o SENSO DE URGÊNCIA, ou seja, o tempo que você demanda para perceber o quanto aquela ação é importante, e a executa. Como as mudanças são cada vez mais rápidas, precisamos ter agilidade para entregar o que é necessário, no menor tempo possível, sem afetar a qualidade da entrega. Além disso, todos nós vivemos mais ansiosos e esperar é cada vez mais difícil, por outro lado temos soluções mais eficientes ao nosso alcance. Enfim, de 1 à 10, como está seu senso de urgência? Pela minha experiência, têm algumas atitudes que nos atrapalham: excesso de perfeccionismo, procrastinação, falta de foco, desorganização e desmotivação. Você consegue identificar alguma delas em você?
No mundo atual, não conseguimos nada sozinhos, portanto a terceira competencia é a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. De acordo com Travis Bradberry e Jean Greaves, a Inteligência Emocional consiste na “capacidade de reconhecer e entender as emoções em nós mesmos e nos outros e de usar essa conscientização para gerenciar os nossos comportamentos e relacionamentos." Ela é a base de uma série de habilidades como por exemplo a tomada de decisões, a comunicação assertiva e a tolerância ao estresse. Voce consegue estabelecer bons relacionamentos? Tem facilidade para se colocar no lugar dos outros, ou seja, praticar empatia? Consegue perceber e controlar as suas emoções em momentos difíceis?
Acredito que devemos fortalecer diariamente essas três competências. Isso nos fará melhores, para nós mesmos, para o outro e para a sociedade. Qual das competências você já tem? Qual gostaria de fortalecer? Vamos nos dedicar a elas!? Mãos à obra!
A preparação intelectual é fundamental para enfrentar os desafios do mundo do trabalho.
Gracieli Pizzatto é Psicóloga. Consultora, Diretora e Coach da Pizzatto Consultoria. Membro e Diretora da ICF – Internacional Coach Federation – Capítulo-Mato Grosso.