Política

Mato Grosso entra na lista de Estados irregulares com a folha salarial

Mato Grosso está na lista do Tesouro Nacional dos Estados que descumpriram limites previstos na  LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) em 2018. Relatório divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Tesouro aponta que cinco Estados ultrapassaram o limite para despesa com pessoal e outros dois, o da dívida consolidada líquida.

Mato Grosso está no primeiro grupo junto com Minas Gerais, Paraíba, Roraima e Tocantins. Conforme o documento, esses gastaram mais do que o permitido com o salário de seus servidores no ano passado. Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul terminaram o ano com a dívida consolidada líquida acima do permitido. 

O relatório é elaborado pelo Tesouro Nacional com dados repassados pelos próprios Estados. A LRF determina que as despesas com pessoal dos Estados com os servidores do Executivo não podem ultrapassar 49% da receita corrente líquida. Os gastos de Minas no ano passado chegaram a 67%, do Mato Grosso a 58%, Paraíba 51%, Roraima, 52% e Tocantins, 57%. Outros três Estados – Alagoas, Piauí e Santa Catarina – estão justamente no limite de 49%.

Vale lembrar que em 2017, o TCE (Tribunal de Contas) do Estado julgou o limite de gastos com pessoal para viabilizar o governo Pedro Taques (PSDB) a pagar a RGA (Revisão Geral Anual) – índice de correção dos salários pelo ano corrente – aos servidores.

A LRF também limita a dívida consolidada líquida, que não pode ser maior do que duas vezes a receita corrente líquida. No Rio Grande do Sul, o endividamento atingiu 223% e, no Rio de Janeiro, 262%.

De acordo com o Tesouro Nacional, os Estados que descumprem o limite com despesa de pessoal ficam automaticamente impedidos de contratar operações de crédito e não podem receber transferências voluntárias da União até se enquadrarem novamente. As punições em relação ao limite de endividamento variam e não são automáticas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões