Política

Congresso Nacional fará sessão solene para homenagear 300 anos de Cuiabá

O Congresso Nacional realizará, no dia 5 de abril, sessão solene para comemorar os 300 anos de Cuiabá. A Capital de Mato Grosso foi fundada no dia 8 de abril de 1719. O requerimento foi apresentado pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), líder do Bloco Parlamentar Vanguarda, e pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT). O evento, com convidados, deverá ser realizado no plenário do Senado Federal.

 “Cuiabá tem uma rica história, com belezas naturais incríveis, um povo bonito e trabalhador. E ao completar 300 anos, assume o perfil de cidade moderna, com uma população de mais de 600 mil habitantes. É centro político, administrativo, econômico e de serviços do Estado” – disse o senador Wellington Fagundes, ao apresentar o requerimento.

Segundo o senador republicano, Cuiabá conta com uma posição geograficamente estratégica: está localizada no centro da América Latina. Com isso, tem condições de avançar ainda mais no desenvolvimento econômico e social. “Cuiabá reúne todas as possibilidades de se transformar em um grande polo comercial com países como Bolívia, Paraguai a região central do Chile e o próprio Peru, sediando realizações como encontros de negócios, seminários, turismo, entre outros” – observou.

No requerimento apresentado, Fagundes e Emanuel Pinheiro Neto observam que Cuiabá deve receber projetos de infraestrutura que contribuirão para esse novo perfil, proporcionando mais qualidade de vida aos seus moradores e visitantes. Entre eles está a revitalização do Mercado do Porto, inspirado no Mercado Municipal de São Paulo, a construção de parques, e o Cais do Porto.

“Mas é preciso manter vivas as tradições, seu patrimônio histórico e cultural tão fundamentais para a formação da identidade deste povo” – acrescentaram os dois parlamentares, ao justificar a realização da sessão solene.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões