O Sorriso Gengival é uma exposição exagerada da gengiva,causando uma "desordem estética " por não trazer equilíbrio entre dentes, gengiva e boca.
Apesar de estar presente em homens e mulheres, é mais comum nestas. Ela é causada por vários fatores, dentre os mais comuns estão: problemas musculares, esqueléticos ou gengivais. Mas há outras características que também colaboram como lábio superior curto, coroa dos dentes muito curta, hipertrofia gengival, inflamações gengivais, entre outros.
O Sorriso Gengival acaba trazendo, muitas vezes, prejuízos no que diz respeito à vida social, autoestima e confiança.
O Cirurgião-dentista deve avaliar criteriosamente cada caso para indicar o melhor tratamento para corrigir esse problema estético e trazer harmonia ao sorriso e à face.
Os tratamentos indicados podem ser:
Gengivoplastia – Onde o Cirurgião dentista remove tecido gengival que não está envolvido com suporte do dente,aumentando com isso o tamanho dos dentes, diminuindo o excesso de gengiva e ao mesmo tempo remodelando esta.
Gengivectomia – Onde além de tecido gengival, remove se também osso, para fazer a remodelação, é uma cirurgia mais extensa.
Aplicação de Toxina Botulínica – É um dos procedimentos mais indicados para quem sofre com hiperatividade muscular dos lábios- condição em que a musculatura da região se contrai excessivamente.
Diferentemente das outras técnicas explicadas acima, a aplicação da Toxina Botulínica precisa ser refeita, pois o bloqueio é temporário, tende a durar entre 4 a 6 meses. Depois desse período ocorre um retorno da função neuromuscular.
Por isso é sempre muito importante consultar um profissional habilitado, pois algumas vezes é recomendada a combinação dos tratamentos para um resultado melhor.
Mara Kenia é odontóloga, pós graduada em harmonização orofacial.